Os bombeiros militares e guardas vidas civis que atuam nas praias do Sul de Santa Catarina, lotados no 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), em Criciúma, participaram, na última semana, de um treinamento, juntamente com outras organizações, sobre o tratamento da fauna marinha e demais cuidados necessários junto às orlas.
O Projeto Educamar, que faz o monitoramento das praias, foi um dos palestrantes, mostrando aos bombeiros militares quais os sinais que eles precisam ficar atentos quando um animal marinho chega na beira mar. Além disso, a equipe do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) por meio do Projeto de Monitoramento de Praias repassou informações sobre o manejo de animais marinhos e, ainda, a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) apresentou o cenário atual da gripe aviária no mundo, alertando para os procedimentos com as aves na Região Sul.
"Foi um período para revisar nossos procedimentos e como estamos atuando nas praias do Extremo Sul, buscando sempre melhorar nossos serviços, se tornando algo positivo também para a proteção da nossa fauna", afirmou o subcomandante do 4ºBBM, major Renan Fernandes.