PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (490 palavras)

CBMSC EM FLORIANÓPOLIS ATUA EM DUAS OCORRÊNCIA DE BUSCA E RESGATE EM TRILHAS

Às 20h do último domingo, 18, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Florianópolis foi acionado para uma ocorrência de busca e resgate na região da Lagoa do Peri. 

As vítimas estavam na cachoeira da Gurita e se perderam ao iniciar o deslocamento para a Lagoa do Peri, após realizaram cerca de 2h de trilha. Com o fim da iluminação natural, acharam melhor acionar ajuda via central 193.



Para esta busca foi utilizada a embarcação MA Parati, para facilitar o deslocamento até local seguro. Outros recursos como sled, torre a iluminação, colete salva-vidas, capacetes e lanternas de cabeça foram empregados para garantir a segurança durante a operação.

Com êxito as vítimas foram conduzidas até o ponto inicial da trilha da Gurita liberadas em segurança.


Na tarde de segunda-feira, 19, a equipe do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM) em Florianópolis foi acionado para busca e resgate de um casal que havia se perdido na trilha do Mirante da Lagoa, na Costa da Lagoa, próximo a cachoeira.

Estabelecido o contato com as vítimas foi possível ter acesso a localização deles via aplicativo de mensagem. O casal estava em um região de mata fechada, cerca de 60 metros afastados da trilha principal. A equipe deslocou por água até o ponto 16 da Costa da Lagoa e iniciou a trilha em direção ao ponto mais próximo das vítimas.



Foi necessário adentrar a trilha com auxílio de facão e, após 1,7 km, o casal foi localizado. Eles estavam conscientes, orientados e com diversas escoriações pelo corpo. A equipe realizou o primeiro atendimento e os conduziu de volta para a trilha. O casal foi liberado e seguiu para sua residência por meio próprios. 


Dicas de segurança


Ao programar uma trilha, procure retornar até o ponto de partida antes de escurecer. Caso seja necessário, o pedido de ajuda deve ser realizado o mais cedo possível para melhor visibilidade dos bombeiros e acionamento de mais recursos – como helicóptero, por exemplo.


Sempre avise parentes e amigos sobre o local que você está indo, a hora programada para retorno e leve um telefone carregado. Verifique se a área possui sinal, para utilização em casos de emergência. 


Créditos:
Texto: soldado Guilherme Barão Hulse e bombeiro comunitária Rita de Cassia Carreira da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193