Na tarde desta quinta-feira, 21, o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com sede em Florianópolis, realizou a solenidade de abertura da temporada da Operação Veraneio da Capital, com a entrega de viaturas e equipamentos.
O evento aconteceu no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e contou com a presença do Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, além do Prefeito Topázio Neto e demais autoridades.
"Florianópolis é uma vitrine para muitos turistas e ter o Batalhão da Capital bem equipado é essencial para o bom atendimento dos cidadãos e daqueles que buscam o nosso estado. Com equipes bem treinadas e as melhores condições sabemos que a população está bem assistida. Também cabe ressaltar a importância das parcerias públicas e privadas para a aquisição desses materiais, aproveito para agradecer a todos os envolvidos", destaca o Comandante-Geral, coronel Fabiano.
Entregas
Mais de R$ 3 milhões foram investidos em equipamentos e nesta solenidade foram entregues 03 ambulâncias Auto Socorro de Urgência (ASU), uma caminhonete Auto Resgate (AR), além de equipamentos e uniformes para atuação mais diversas áreas, tais como: salvamento aquático, combate a incêndio estrutural e florestal, resgate veicular e também compressor torácico automatizado, para atendimento pré-hospitalar.
Os investimentos foram provenientes do Governo do Estado, Comando-Geral do CBMSC, da Prefeitura de Florianópolis, da 5ª Vara de Justiça de Florianópolis; do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina; do Beiramar Shopping; além de emendas de vereadores da Capital: Maryanne Mattos, Diácono Ricardo, Manu Vieira, João Luiz, Gilberto Pinheiro (Gemada), Josimar Pereira (Mamá), João Paulo Ferreira (Bericó), Maycon Costa.
"Essas parcerias são fundamentais para garantir o bom serviço dos bombeiros. São esses investimentos que permitem a atualização dos equipamentos, uniformes e treinamentos. Só temos a agradecer por todo o empenho, em nome de todos os integrantes do Batalhão", declara o Comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), tenente-coronel Daniel Gevaerd Muller.
Título Amigo do Bombeiro
O promotor de Justiça Fabiano Henrique Garcia recebeu o título honorífico Amigo do Bombeiro, que se destina como reconhecimento ao trabalho daqueles que se dedicam a engrandecer o CBMSC, viabilizando a excelência na prestação dos serviços públicos.
Como um grande apoiador das causas do 1º BBM, o promotor foi responsável pela destinação de recursos junto à 5ª vara criminal, que foram investidos para o aparato de resposta emergencial, além da construção da torre de salvamento em altura, no quartel do Estreito, permitindo o treinamento contínuo das equipes de plantão, bem como a aquisição de kits para atendimentos de outras áreas e ainda uma ambulância que será incorporada ao trem-de-socorro.
Lançamento da Operação Veraneio em Florianópolis
No último dia 16 iniciou a temporada da operação veraneio em Santa Catarina, ou seja, todos os postos de guarda-vidas estão em operação. Para marcar a operação em Florianópolis, durante esta solenidade, foram entregues equipamentos para garantir a segurança dos cidadãos, anunciados os investimentos para a manutenção dos postos de guarda-vidas, garantindo o bem-estar dos voluntários, bem como ocorreu a formatura de 73 novos guarda-vidas civis militares, das turmas norte e sul.
Os candidatos foram capacitados em instruções de radiocomunicação, noções de primeiros socorros, trabalho preventivo, natação aplicada, legislação de tráfego aquaviário, além de técnicas básicas e avançadas de salvamento aquático. O curso, gratuito, foi coordenado pelos bombeiros militares: 3º sargento Fernando Acácio de Aguiar; 3º sargento Ernani Achiles Genol Neto; 3º sargento Daniel Manoel da Rocha e o cabo Ricardo da Silva Martins.
Os guarda-vidas civis voluntários Caetano Soares da Silveira e Ornella London foram os primeiros colocados de cada turma.
Os novos guarda-vidas civis voluntários somam-se aos 302 ativos no 1º BBM. "O incremento nas nossas equipes com os guarda-vidas civis voluntários é necessário, principalmente com a previsão da chegada dos turistas na Capital para as festas de fim de ano e durante o verão. Além dos que já atuam conosco, agora teremos mais homens e mulheres bem treinados e preparados para o serviço de prevenção e salvamento nas praias, extremamente procuradas nesta época", reforça o tenente-coronel Daniel.