CBMSC EM ITAPOÁ REALIZA SIMULAÇÃO DE ACIDENTE DE TRÂNSITO EM EVENTO MAIO AMARELO

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Itapoá, promoveu uma simulação de acidente de trânsito, em virtude do Movimento Maio Amarelo que nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade.

Segundo estatísticas são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, é a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade, o segundo, na faixa de 05 a 14 anos, e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

O simulado aconteceu às 10h de sábado, 27, e teve a principal finalidade de conscientizar a população sobre os riscos existentes no trânsito, além de demonstrar os danos físicos e materiais que ocorrências desse tipo podem ocasionar. O cenário simulou um acidente envolvendo um automóvel com uma ciclista. Para o atendimento fictício, foram acionadas duas viaturas auto socorro de urgência (ASU) e um caminhão auto bomba tanque e resgate (ABTR), também se fizeram presentes representantes da Polícia Militar, SAMU e Prefeitura Municipal de Itapoá.

Além da conscientização no trânsito, o simulado permitiu a visualização dos cidadãos sobre as técnicas e equipamentos utilizados pelo CBMSC durante uma ocorrência de acidente de trânsito.

Texto: cabo Marcus Vinicius Ceschini Santos
Imagens: Divulgação CBMSC/Itapoá

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.