PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (441 palavras)

CBMSC EM RIO DO SUL MINISTRA PALESTRA PARA OS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FREDERICO NAVARRO LINS

Entre os dias 19 a 30 de junho, foram realizadas ações de segurança pública na escola de educação básica Frederico Navarro Lins, com o objetivo de fortalecer a presença do estado em áreas escolares por meio da educação e orientação do atendimento pré-hospitalar. 

Ao total foram três encontros para as turmas do período matutino e três encontros para as turmas do período vespertino, com o objetivo de capacitar os alunos do 1º ao 9º ano e professores. Saber prestar os primeiros socorros corretamente pode fazer toda a diferença na sobrevida da vítima, além de minimizar as sequelas decorrentes do acidente.



Na ocasião, foram repassadas informações institucionais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), dando ênfase em emergências médicas, obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE), reanimação cardiopulmonar (RCP) e traumas.

Nas emergências médicas os alunos aprenderam como agir em casos de desmaios, convulsões, acidente vascular cerebral (AVC) e hemorragia nasal. 



Em situações de OVACE, o reconhecimento precoce da obstrução de vias aéreas é indispensável para o sucesso no atendimento, pois a obstrução de vias aéreas pode levar a uma parada respiratória, a qual pode evoluir para uma parada cardiopulmonar. 



A reanimação cardiopulmonar é uma técnica de emergência que tem como objetivo restabelecer a circulação sanguínea e a oxigenação dos órgãos vitais em caso de parada cardiorrespiratória. É uma intervenção crucial para manter a vida de uma pessoa até que a ajuda médica especializada possa ser obtida. Desse modo, com o objetivo dos alunos praticarem os conhecimentos adquiridos, foi realizada uma prática de procedimento de RCP em manequins.


Além disso, as ocorrências de traumas podem envolver quedas, entorse, luxação, fraturas, arranhões, cortes, hemorragia externa, amputação traumática, queimaduras e afogamentos.

Essa ação faz parte do Programa de Capacitação da Comunidade, desenvolvido pelo CBMSC em Rio do Sul, com o propósito de capacitar pessoas da comunidade escolar para que saibam prevenir e agir em casos de emergências, possibilitando a formação de uma cultura preventiva e reativa frente às ocorrências atendidas pela corporação.


Créditos:
Texto: soldado Raquel Baade e agente temporária Regina Knopf
Imagens: Divulgação CBMSC/Rio do Sul
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193