PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (535 palavras)

CBMSC EM RIO DO SUL RETOMA ATIVIDADES DE BUSCA COM CÃES

Após 10 anos com as atividades suspensas, o 15° Batalhão de Bombeiros Militar (15º BBM), com sede em Rio do Sul, retoma atividades de cinotecnia voltadas para as ações de busca, resgate e salvamento com cães. 



A iniciativa se deu ainda em 2022 sob comando do tenente-coronel Jefferson de Souza, então comandante do 15º BBM, após solicitação do 3º sargento Marcos Antônio Vieira de retornar a atividade, da qual estava afastado desde 2013 com a cadela Preta.

Vale ressaltar, que a atividade naquela época era exercida em conjunto com o 3º sargento Fernando Gastaldi e do cabo Jorge Mancilla Júnior, e com as cadelas Astra e Milka, respectivamente, que atuavam na busca e resgate por pessoas com o serviço de cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e possuíam certificação nível "A" da Organização Internacional de Cães de Busca e Resgate, bem como certificação para cães de trabalho do CBMSC.

Para este retorno, o pedido foi encaminhado para o Subcomando-Geral do CBMSC e para a Coordenadoria do Serviço de Cães, e retornou com a resposta positiva para o treinamento da cadela
da raça pastor belga de malinois de nome Luna, atualmente com 12 meses de idade, que já conta com 10 meses de treinamento realizado pelo 3º sargento Vieira.



As atividades, incluem a socialização com outros animais, ambientação em diversos tipos de locais e situações e treinamento de obediência, destreza e busca por pessoas vivas, e que conta com o auxílio nos treinamentos do cabo Giovane José Giacomini e do soldado Lucas de Souza.

De modo a passar por acompanhamento e avaliação por parte da Coordenadoria do Serviço de Cães,
uma vez que não há cães da raça pastor belga de malinois em atividade pelo CBMSC, foram realizados treinamentos com membros da coordenadoria na cidade de Curitibanos, em 08 de fevereiro, acompanhado pelo cabo Ronaldo Wagner Fumagalli Silva, e em Blumenau, em 15 de fevereiro, acompanhado pelo 3º sargento Jaques Douglas Romão, os quais elogiaram o comportamento e atitudes da cadela em treinamento e sugeriram atividades a serem iniciadas no treinamento de modo a facilitar o processo para uma certificação.



O objetivo atual é seguir com os treinamentos em busca da certificação para trabalho, que poderá ser obtida após a cadela completar 1 ano e 6 meses de idade. Para tanto a atividade conta com o apoio do atual comando e subcomando do 15º BBM, nas pessoas do tenente-coronel Rafael Fortunato Camilo e do major Arthur Roberto Vogel Filho, bem como do comando da 1ª Companhia na figura do capitão Rubens José Babel Junior.


Créditos:
Texto: capitão Rubens Babel Junior, 3º sargento Marcos Antonio Vieira e soldado Mateus Fagundes Rodrigues
Imagens: Divulgação CBMSC/Rio do Sul
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193