PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (383 palavras)

CBMSC EM SÃO LOURENÇO DO OESTE REALIZA SIMULADO DE EVACUAÇÃO DE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Nos dias 06 e 07, o 14º Batalhão de Bombeiros Militar (14º BBM), com sede em Xanxerê, realizou o último dia de treinamento operacional voltado ao efetivo. Na oportunidade, os bombeiros militares foram capacitados em ações de defesa civil, sistema integrado de comando e operações que envolvam complexidade e atuação multisetorial.  



Uma vez que as equipes de plantão, principalmente em quartéis de cidades menores, são a resposta imediata às situações de anormalidade, é fundamental o preparo de todos para ações de gerenciamento de eventos críticos ou de maiores proporções. No total, 60 bombeiros participaram da atividade.  



Nesse escopo, os ensinamentos foram postos em prática em simulados de evacuação, executados em duas escolas da rede municipal de ensino em parceria com a Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste. 



Os bombeiros em treinamento necessitaram estabelecer um Sistema de Comando de Operações (SCO) para gerenciar a simulação de um incêndio de grandes proporções, envolvendo nos dois dias mais de 600 crianças e profissionais. Também foram simulados o resgate e a triagem de vítimas.


Além de capacitar os bombeiros, alunos e professores também tiveram uma noção de plano de evacuação em caso de emergências, como o estabelecimento de um sinal de aviso, um ponto seguro de encontro, a forma de evitar pânico, sair das salas em fila deixando pertences e o cuidado com os colegas.


Créditos:
Texto: tenente Daniel Massarotte
Imagens: Divulgação CBMSC/São Lourenço do Oeste
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193