CBMSC EM XANXERÊ REALIZA AÇÕES REGIONAIS DE COMBATE À DENGUE EM 22 MUNICÍPIOS

O enfrentamento à dengue é uma emergência no Estado de Santa Catarina, pois devido ao cenário prolongado de calor, umidade e chuvas a incidência de transmissibilidade da doença pelo vetor é crescente, causando óbitos e demandas extras nas unidades de saúde. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Xanxerê busca contribuir com a problemática, auxiliando nos trabalhos de combate aos focos do mosquito transmissor e da conscientização da comunidade.

Entre os dias 11 e 13 março, todos os quartéis pertencentes do CBMSC em Xanxerê participaram de uma campanha de ações de combate à dengue proposta pela Coordenadoria Regional de Saúde na cidade, em parceria com o grupo de ações coordenadas abrangidos pela regional de Defesa Civil, englobando cerca de 22 municípios das associações AMAI e AMNoroeste. São eles: Abelardo Luz, Bom Jesus, Ouro Verde, Galvão, Jupiá, São Bernardino, Coronel Martins, São Domingos, Ipuaçu, Passos Maia, Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Vargeão, Quilombo, Irati, Novo Horizonte, Entre Rios, Lajeado Grande, Marema, Xanxerê, São Lourenço do Oeste e Xaxim.

A ação reuniu entidades públicas em uma espécie de "mutirão" com o objetivo de combater e eliminar criadouros e focos do mosquito Aedes Aegypti. Nestes dias, o CBMSC disponibilizou equipes e operadores de drones para realizar atividades de mapeamento de locais suscetíveis ao acúmulo de água e não acessíveis aos agentes epidemiológicos de campo, visitas de inspeção em lotes e residências, serviços de remoção de objetos críticos em locais de difícil acesso ou que necessitassem o uso de equipamentos especiais, abordagem de moradores buscando sua reflexão para a seriedade da questão, dentre outras.

As equipes foram compostas por bombeiros, policiais militares, agentes de saúde e de vigilância sanitária, profissionais da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Defesa Civil Municipal, entre outros

Com destaque nas ações, os operadores de drone 2º sargento Samuel Guarnieri de Xanxerê, cabo Edy Marcos Barella de Xaxim, cabo Rony Sérgio Artuzzi e soldado Kevin Costa Gabriel, ambos de São Lourenço do Oeste.

Texto: tenente Daniel Massarotte
Imagens: Divulgação CBMSC/Xanxerê e Prefeitura Municipal de São Lourenço do Oeste
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.