PESQUISAR

Blog de Notícias

9 minutos para leitura (1709 palavras)

CBMSC FINALIZA AÇÕES DA OPERAÇÃO ALERTA VERMELHO NO ESTADO

A operação Alerta Vermelho é uma ação realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e tem como objetivo orientar a população sobre os riscos e os pontos vulneráveis em relação ao uso de coifas, exaustores, gás de cozinha em edificações residenciais e comerciais, visando reduzir o número de ocorrências que possam trazer danos e prejuízos à população.  

A ação teve início na segunda-feira, 26 de junho, e encerramento no domingo, 02 de julho. Confira a seguir como foram as orientações em todo o estado:


2º BBM

Caçador

A operação foi realizada nas residências do município e a população se mostrou bastante receptiva. Foram repassadas orientações sobre segurança e sobre o local adequado para o posicionamento dos botijões de gás. 



Também receberam visitas das equipes de plantão as cidades de Campos Novos, Curitibanos, Fraiburgo, Monte Carlo, Rio das Antas, Salto Veloso, Santa Cecília, Tangará.



3º BBM

Gaspar

Este ano, no quartel do CBMSC em Gaspar, o efetivo de bombeiros foi dividido por equipes, as quais foram delegados os bairros específicos e os tipos de edificações para cada grupo e dia da semana, respectivamente. Foram realizadas as visitas buscando conhecer a realidade das edificações da localidade e, de maneira cordial, orientar a população quanto aos cuidados a serem tomados. Também foram distribuídos folders com mensagens de prevenção contra incêndios, acidentes domésticos e o preenchimento de questionários de avaliação.

De modo geral, houve a percepção de que a operação conseguiu alcançar seu objetivo principal de minimizar e prevenir emergências por meio das orientações repassadas à comunidade. As ações proporcionaram uma aproximação maior com a comunidade envolvida e possibilitaram a disseminação do conhecimento e da cultura de prevenção. 



Guabiruba

A meta estabelecida pelo comando do 3º BBM foi de 25 vistorias no total. Foram realizadas vistorias em edificações comerciais, como restaurantes, e em residências unifamiliares, em bairros mais afastados do centro e mais humildes, com o intuito de levar o conhecimento das informações de segurança para quem realmente precisa e não tem acesso a elas.

Foram entregues panfletos específicos para cada edificação, que contempla as informações conforme especificidade de cada local, realizadas as vistorias das instalações e repassadas orientações aos proprietários.

Vale ressaltar que nossas equipes foram muito bem recebidas por todos.



Ainda na área de abrangência do 3º BBM, participaram das ações as cidades de Timbó, com 85 visitas a residências, Benedito Novo, com 28 visitas e Rio dos Cedros, com 32 visitas.



4º BBM

Durante a operação, as equipes de plantão realizaram um total de 788 visitas nas seguintes cidades: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Maracajá, Morro da Fumaça, Passos de Torres, Praia Grande, São João do Sul, Sombrio, Turvo e Urussanga.



5º BBM

Durante a operação, as equipes de plantão realizaram um total de 220 visitas nas seguintes cidades: Anita Garibaldi, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, São Joaquim e Urubici. 



6º BBM

Na área de abrangência do 6º BBM receberam orientações sobre a Operação Alerta Vermelho as residências e estabelecimentos comerciais das seguintes cidades: Seara, Concórdia, Modelo, São Carlos.



7º BBM

Itajaí

Durante as visitas, os bombeiros orientam sobre a segurança nos imóveis, fornecendo dicas e orientações aos moradores e enfatizam a importância de tomar medidas preventivas para evitar incêndios e acidentes domésticos.



Luiz Alves

Foram realizadas vistorias de prevenção em diversos períodos, com orientações e entrega de panfletos, folders e materiais para os moradores.

Encontraram-se situações onde algumas residências estavam totalmente dentro dos padrões e outras aquém do que se almeja ser o necessário.

Em números de estimativas, grande parte não tinha conhecimento dos procedimentos e padrões a serem seguidos, mas reforçaram a ideia de atingir o aceitável, a fim de prevenir possíveis acidentes de todos os portes.



9º BBM

Na área de abrangência do 9º BBM receberam orientações sobre a Operação Alerta Vermelho as residências e estabelecimentos comerciais das seguintes cidades: Mafra, Major Vieira, Campo Alegre, Irineópolis, Itaiópolis, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, Três Barras e Videira.



11º BBM

Catanduvas

Entre os dias 25 e 30 de junho, os bombeiros militares e comunitários de Catanduvas realizaram visitas nas residências e no comércios do município, orientando os cidadãos em relação aos cuidados preventivos para evitar acidentes domésticos.

Foram realizadas as instruções no bairro Sebaldo Kunz, nas ruas Atílio filipe, Hugo Kravice, 16 de Março, Vicente Colla, Ancelmo Chinatto e Angelo Guerra.

Ao todo, 100 residências receberam as orientações e os devidos cuidados sobre a segurança e prevenção dentro de suas edificações.



Ainda na área de abrangência do 11º BBM, também participaram das ações as cidades de Água Doce, Capinzal, Joaçaba e Piratuba.



12º BBM

Na área de abrangência do 12º BBM receberam orientações sobre a Operação Alerta Vermelho as residências e estabelecimentos comerciais das seguintes cidades: Cunha Porã, Dionísio Cerqueira, Iporã do Oeste, Itapiranga, Maravilha, Mondaí e São Miguel do Oeste.




13º BBM

Na área de abrangência do 13º BBM receberam orientações sobre a Operação Alerta Vermelho as residências e estabelecimentos comerciais das seguintes cidades: Bombinhas, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, São João Batista, Tijucas.



14º BBM

Na área de abrangência do 14º BBM, com sede em Xanxerê, foram realizadas cerca de 470 visitas de conscientização durante a semana de execução da Operação Alerta Vermelho. Os pontos de maior atenção foram os bairros residenciais mais carentes dos municípios, bem como edificações em madeira ou com estrutura elétrica mais antiga ou com a presença de recipientes de GLP, fogões a lenha, dentre outros.

As equipes realizaram orientações sobre os possíveis riscos e cuidados a serem tomados. Além disso, vários estabelecimentos comerciais que fazem uso de coifas, fritadeiras elétricas ou considerável quantidade de GLP também foram atingidos. Foi um momento importante para aproximar o CBMSC da comunidade. 


15º BBM

Trombudo Central

Foram realizadas diversas visitas e ações de orientação nas cidades que abrangem o raio de atendimento do referido quartel, quais sejam: Agrolândia, Atalanta, Braço do Trombudo, Agronômica e Trombudo Central.

A operação teve um bom retorno da sociedade, que agradece as orientações repassadas, e que passa a entender um pouco mais sobre a atividade bombeiro militar, compreender a importância da prevenção, e tomar conhecimento da existência do CBMSC, pronto para agir em situações de emergência.



Créditos:
Texto: soldado Natália Alves Fernandes e chefes de Comunicação Social dos batalhões
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193