Entre os dias 5 e 16 de maio, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou o 21º Curso de Condutor Naval (CCN), com o objetivo de capacitar militares para a condução de embarcações em operações de busca, salvamento e navegação interior.
As aulas, com total de 85 horas distribuídas entre dias e noites, foram ministradas no quartel do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), em Florianópolis. Sob a coordenação de 15 instrutores especializados, os participantes treinaram manobras e procedimentos em diversos ambientes aquáticos da Grande Florianópolis: Lagoa da Conceição, Baía Sul, Baía Norte, Rio Cubatão e mar aberto costeiro.
Durante o curso, foram empregadas 11 embarcações de diferentes portes e características, permitindo que os alunos aprendessem na prática o manuseio de motores, sistemas de navegação e técnicas de resgate em diversas condições de maré, vento e visibilidade.
Ao todo, 16 novos condutores navais foram formados, vindos dos batalhões de Florianópolis (1º BBM), Curitibanos (2º BBM), Itajaí (7º BBM), Canoinhas (9º BBM), São José (10º BBM), São Miguel do Oeste (12º BBM), Balneário Camboriú (13º BBM) e de diretorias sediadas na capital. Eles retornarão às suas unidades com a missão de aprimorar as operações aquáticas em suas regiões.