Promovendo a cultura de prevenção a acidentes entre crianças e adolescentes, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) certificou 273 alunos no Programa Bombeiro Mirim, em São José. A formatura foi realizada na quarta-feira, 16, e reuniu bombeiros e familiares dos alunos no Centro Educacional Municipal (CEM) Professora Amélia Inácia de Medeiros Ludwig.
O Programa Bombeiro Mirim é uma iniciativa do CBMSC que tem como foco educar os alunos como agentes multiplicadores de segurança nas escolas e comunidades. O curso é totalmente gratuito e tem como objetivo alcançar turmas do 4º ano das escolas públicas de Santa Catarina.
Durante as aulas, os alunos aprenderam sobre as funções do bombeiro, noções de primeiros socorros, prevenção de incêndios, defesa civil, valores, sinalização de praias e postos de salvamento, além de orientações sobre os números de emergência, perigos dos trotes e medidas de segurança em situações de desastres.
A cerimônia de formatura contou com a presença especial dos mascotes Ice, Malu e Hunter, que animaram os formandos com muita alegria e dança ao som da música do Bombeiro Mirim. Ao final da solenidade e da entrega dos certificados, as crianças celebraram com o tradicional banho de mangueira, encerrando o ciclo com entusiasmo e muita diversão.
Em São José, as atividades foram coordenadas pelo capitão André, sargento Augusto e cabo Souza, tendo as bombeiras comunitárias Any e Elaine como instrutoras. Nesta edição do Bombeiro Mirim, foram certificados alunos das instituições de ensino: CEM Vila Formosa, EEF de Califórnia, CEM Professora Amélia Inácia de Medeiros Ludwig, CEM Santa Terezinha e CEM Santa Ana.