Na tarde de quinta-feira, 23, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou a formatura da primeira turma do programa Bombeiro Amigo 60+ em Balneário Camboriú. O projeto valoriza a experiência, convivência e participação ativa da pessoa idosa nas ações de prevenção e segurança.
As atividades do "Bombeiro Amigo 60+" também promovem os direitos sociais, incentivam a integração comunitária e reconhecem a pessoa idosa como agente ativo na prevenção de acidentes e multiplicador de boas práticas de segurança.
Em Balneário Camboriú, o batalhão já desenvolvia atividades com o público idoso por meio do curso Bombeiro da Melhor Idade, que agora foi aprimorado e passa a integrar oficialmente o Programa Bombeiro Amigo 60+. Durante os encontros, os participantes receberam instruções sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, uso correto do extintor, evacuação em emergências, além de atividades práticas e dinâmicas educativas.
O encerramento foi marcado por momentos de emoção e celebração, reunindo os formandos, familiares e bombeiros militares que acompanharam o grupo ao longo das aulas.
Segundo o comandante do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (13ºBBM), tenente-coronel Fabiano Leandro dos Santos, o programa representa mais um passo na missão do CBMSC de estar próximo da comunidade:"O Bombeiro Amigo 60+ reforça nosso compromisso em cuidar das pessoas, incentivando o conhecimento, a autonomia e a valorização dos nossos idosos", destaca o oficial.
O programa será desenvolvido de forma contínua em todo o estado, com o objetivo de fortalecer o vínculo comunitário, disseminar a cultura da prevenção e promover o bem-estar da população 60+.