PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (731 palavras)

CBMSC INICIA TEMPORADA DA OPERAÇÃO VERANEIO 2023/2024

No próximo sábado, 16, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) inicia a segunda e mais importante fase da Operação Veraneio 2023/2024, a temporada, que se estende até o dia 18 de fevereiro de 2024. Isso significa 65 dias em que todos os 430 postos guarda-vidas estarão ativos em 155 praias de 35 municípios catarinenses. 

A Operação Veraneio, maior operação do CBMSC, envolve ações de planejamento, organização e controle que resultam na execução da prevenção e salvamento aquático no território catarinense. Planejada durante todo o ano, a OPV envolve o emprego de guarda-vidas militar, guarda-vidas civis voluntários (GVCV) e viaturas adequadas a este tipo de atividade. Ela acontece em três etapas: pré-temporada, temporada e pós-temporada.

"Essa operação, que é a maior no CBMSC, reforça a nossa missão de reduzir o número de mortes por afogamento em Santa Catarina. E ainda que a operação apareça para o público somente na temporada de verão, no CBMSC ela é trabalhada constantemente por meio de treinamentos, cursos e recertificações dos guarda-vidas, sejam eles militares ou civis voluntários, para que todos estejam atualizados e verdadeiramente aptos para atuar em prol da sociedade. Além disso, realizamos aquisições de equipamentos e manutenções na nossa frota", afirma o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.



Para a Operação Veraneio 2023/2024, serão empenhadas mais de 300 viaturas incluindo aviões, helicópteros, moto aquáticas, quadriciclos e embarcações. Além disso, contará com a maior mobilização da tropa da história da corporação, com 149 guarda-vidas militar, 262 alunos-soldados em estágio supervisionado e uma média de 2 mil guarda-vidas civis voluntários. Todos serão empenhados exclusivamente para atuar na Operação. 

Na última temporada, foram realizadas 17 milhões de ações de prevenção e realizados 4.638 salvamentos. 

A atuação das equipes se dá de forma estratégica e é dividida em três áreas, sendo que na área central contamos com o trabalho das equipes do 1º e do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) que tem suas sedes em Florianópolis e São José, respectivamente, e atendem a todos os municípios que fazem parte da sua circunscrição. Na área norte, contamos com atendimento em todos os municípios que integram o 7º e 13º BBM e tem suas sedes em Itajaí e Balneário Camboriú e por fim, a área sul com o envolvimento do 4º e 8º BBM, em Criciúma e Tubarão. Há, ainda, a operação veraneio no interior com o envolvimento das cidades de Curitibanos, Lages, Blumenau, Chapecó, Canoinhas, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Rio do Sul, com reforço das ações de prevenção, atuação de guarda-vidas civis voluntários de rio em algumas localidades e, atendimento e buscas, caso seja necessário.



Preparação dos guarda-vidas-civis voluntários

Todo guarda-vida civil voluntário (GVCV), que atua no litoral catarinense durante a Operação Veraneio, passa por curso de certificação e, caso ele já possua o curso, recertificação para que esteja apto a realizar salvamentos em ambientes aquáticos. Todos atuam sob a supervisão dos militares do CBMSC.

Como o foco principal é sempre a prevenção com vistas em reduzir o número de mortes por afogamento em Santa Catarina, os cursos abordam questões importantes sobre a sinalização de praia, orientações para os banhistas, sinais sonoros (apito), entre outros. Já os testes de aptidão física são atualizados rotineiramente, seguindo o padrão internacional de salvamento aquático e proporcionam que o GVCV realize provas que simulam a rotina de trabalho. Ele é capacitado, também, para realizar atendimento pré-hospitalar (APH).


Como saber onde tem posto guarda-vidas ativo


No aplicativo CBMSC Cidadão, que foi desenvolvido para que todas as informações da corporação estejam disponíveis para os cidadãos, há informações para segurança e acessibilidade nas praias catarinenses. No ícone "praias", é possível visualizar as condições do mar (indicadas pelas das cores das bandeiras de cada posto de guarda-vidas ativo), a incidência de águas-vivas, a balneabilidade da água, presença de ressaca, além dos endereços dos postos de guarda-vidas compartilhável com o seu aplicativo de navegação.


Créditos:
Texto: Cristina Schulze - assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: Eduardo Valente/GOVSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427 
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193