Com o objetivo de prevenir acidentes no ambiente escolar, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu professores de uma escola municipal no quartel de Guaraciaba. Durante a visita, os bombeiros promoveram instruções sobre primeiros socorros, especialmente em acidentes que envolvam crianças. A palestra teve como público alvo professoras que atuam diretamente com alunos de 3 meses a 6 anos de idade. A palestra educativa foi realizada na segunda-feira, 10, para cerca de 45 colaboradores da educação infantil.
Na ocasião, foram abordados temas como: casos de mal súbito, convulsão, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) e parada respiratória. Outro assunto abordado foi o acionamento do socorro por meio da central de emergências do CBMSC, pelo telefone 193. Após a aula teórica, os instrutores, com uso do manequim, realizaram um treinamento prático sobre as técnicas de manobra de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Com o treinamento, os profissionais da educação estão capacitados sobre noções de primeiros socorros no ambiente escolar. Dessa forma, caso ocorra alguma emergência com os alunos, poderão iniciar o atendimento até a chegada dos bombeiros.
De acordo com a Lei Lucas, Lei nº 13.722 de 2018, os professores e funcionários das escolas de educação infantil e básica, públicas ou privadas, ou estabelecimentos de recreação infantil no geral, podem ter a capacitação em primeiros socorros na sua cidade.
No formato online (EAD – Ensino à Distância), o curso pode ser realizado gratuitamente por meio do site: https://ead.cbm.sc.gov.br/login/index.php
Na versão presencial, basta que a diretoria da escola entre em contato com o quartel do CBMSC na cidade de interesse para verificar a possibilidade da realização do treinamento na escola ou no quartel.