CBMSC LANÇA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO COM 250 VAGAS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS

Nesta sexta-feira, 01, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou o edital para o concurso público para ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP). As inscrições estarão abertas entre os dias 05 de dezembro de 2022 e 05 de janeiro de 2023.

Dentre as 250 vagas deste edital, 200 delas são dedicadas a candidatos do sexo masculino e 50 delas a candidatas do sexo feminino. O valor da inscrição é R$ 200,00.

As vagas deste edital destinam-se exclusivamente ao reforço do efetivo das Organizações Bombeiro Militares (OBM) pertencentes a 2ª Região Bombeiro Militar (Batalhões: 2º, com sede em Curitibanos; 5º, com sede em Lages; 9º, com sede em Canoinhas e 15º, com sede em Rio do Sul) e da 3ª Região Bombeiro Militar (Batalhões: 6º, com sede em Chapecó, 11º, com sede em Joaçaba, 12º, com sede em São Miguel do Oeste e 14º, com sede em Xanxerê).

O concurso público passará por sete fases, sendo elas:

1) inscrição;

2) prova escrita (objetiva e redação) – caráter eliminatório e classificatório;

3) avaliação de saúde (médica e odontológica) – caráter eliminatório;

4) avaliação física – caráter eliminatório;

5) avaliação psicológica – caráter eliminatório;

6) investigação social – caráter informativo e eliminatório

7) apresentação de documentos e toxicológico – caráter eliminatório.

Curso de Formação de Praças (CFP)

O curso tem aproximadamente 9 meses de duração. Após o ingresso, o candidato aprovado no concurso e matriculado é denominado aluno-soldado bombeiro militar durante o período de formação, com graduação de Soldado 3ª Classe, na condição de Não-Qualificado (NQ). Após a conclusão do CFP, os aprovados passam a ser soldados Bombeiro Militar 2ª Classe.

O aluno-soldado terá contato com disciplinas teóricas e práticas em diversas áreas do conhecimento e em todas as áreas de atuação operacional, a fim de se capacitar para o exercício de todas as atividades executadas por um soldado do CBMSC.

Os soldados, após aprovados no CFP, passam a exercer funções de execução nas Unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, tais como: combatente, socorrista, resgatista, analista de projetos, vistoriador, entre outras funções, de acordo com as competências previstas no Art. 108 da Constituição Estadual.

A Carreira de Praça do CBMSC oferece as seguintes graduações: soldado 3ª classe, soldado 2ª classe, soldado 1ª classe, cabo, 3º sargento, 2º sargento, 1º sargento e subtenente.

Clique aqui e leia o edital completo e se inscreva.

Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC