Sistema permite que o cidadão acompanhe o deslocamento da equipe até o local do atendimento, em tempo real
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou, nesta terça-feira, 11, uma nova funcionalidade em seu sistema de atendimento a emergências que permite ao cidadão acompanhar, em tempo real, o deslocamento da equipe até o local da ocorrência. A ferramenta, inédita no Brasil, já está em operação em todo o estado e representa mais um avanço na modernização dos serviços prestados pela corporação.
Desenvolvido dentro da corporação, o sistema visa aumentar a transparência, a eficiência e a interação com a população. Segundo o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a inovação e o aprimoramento do atendimento ao cidadão. "Esse é mais um passo na modernização do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O sistema permite que o cidadão acompanhe o deslocamento da guarnição, tenha previsibilidade da chegada da equipe e possa avaliar o atendimento prestado. É um avanço que aproxima ainda mais a corporação da comunidade, garantindo agilidade e qualidade no serviço público", destacou o comandante-geral.
Como funciona
Assim que o cidadão liga para o 193, a Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) registra a ocorrência e o sistema envia automaticamente uma mensagem de texto através do aplicativo de conversa para o número do solicitante.
Essa mensagem contém um link exclusivo, pelo qual o solicitante pode:
Essas avaliações são encaminhadas diretamente ao sistema interno do CBMSC, permitindo que a corporação monitore a qualidade do atendimento e implemente melhorias contínuas com base no retorno da população.
Implantação em fases
Os testes do sistema começaram em setembro, quando o envio do link era feito manualmente pelos atendentes. Em outubro, o processo passou a ser automatizado, em um projeto-piloto na capital.
Com o sucesso da iniciativa, o sistema foi expandido para todo o estado já em novembro, tornando o CBMSC a primeira corporação de bombeiros do Brasil a adotar essa tecnologia de forma integral.
O major Arthur Roberto Vogel Filho, Chefe Interino da Divisão de Tecnologia da corporação, explica que o projeto foi desenvolvido internamente, com foco na integração entre tecnologia e atendimento humanizado.
"Nosso objetivo é oferecer mais transparência e previsibilidade ao cidadão, que poderá acompanhar o deslocamento da equipe e avaliar todo o processo. Essa inovação reforça a confiança da população no serviço dos bombeiros e nos ajuda a aperfeiçoar cada etapa do atendimento, com base em dados reais e no retorno direto dos usuários", destacou o major Arthur.
A nova ferramenta integra o programa de transformação digital do CBMSC, que busca modernizar seus sistemas e fortalecer a eficiência operacional e administrativa da corporação, com foco na qualidade e na segurança do atendimento à população catarinense.
Modernização dos sistemas CBMSC
Ao longo de 2025 o CBMSC tem avançado na modernização dos sistemas. Em janeiro, a corporação implementou mapas que permitem aos bombeiros localizar as ocorrências com mais precisão, além de informar a distância para o atendimento. Com a ferramenta o atendente que recebe a chamada pelo 193 consegue visualizar, em uma mesma tela, a localização da ocorrência e todos os recursos de atendimento disponíveis nas proximidades. É possível, por exemplo, verificar se há algum hidrante próximo, no caso de incêndios, ou, em situações de Atendimento Pré-Hospitalar, identificar se há um quartel ou posto de guarda-vidas que possa prestar atendimento mais rápido enquanto a ambulância da corporação se desloca para o local.
Também neste ano, investiu mais de R$ 5 milhões na aquisição de 640 terminais de radiocomunicação digital, entre modelos móveis e portáteis. Os novos equipamentos já foram distribuídos para diversas regiões do estado e permitem uma melhor comunicação entre as equipes.