PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (550 palavras)

CBMSC ORIENTA: NUNCA JOGUE ÁGUA EM ÓLEO QUENTE

O incêndio que tem seu princípio em óleo quente é um tipo de acidente bem comum em ambientes domésticos. E nesses casos, a principal regra é: nunca jogue água em óleo quente. 

O problema está nos pontos de ebulição entre eles. A água tem seu ponto de ebulição em 100° C e o óleo, se está pegando fogo, certamente estará em uma temperatura superior a essa. Outra questão importante é que a água é mais densa que o óleo e sempre "tenta" ficar por baixo, passando pelo óleo muito quente, pulando do estado líquido para o gasoso e formando bolhas que sobem rapidamente formando a explosão. Essa explosão leva junto o óleo quente que tem grande potencial para causar danos.



O que fazer em caso de incêndio em óleo:

O combate a este tipo de incêndio tem como principal objetivo impedir que o comburente – ingrediente necessário à combustão – permaneça em contato com o combustível, resultando em uma combustão ainda maior. Por isso, a técnica usada para esse tipo de incêndio é o combate por abafamento, pois essa ação impede o contato com o comburente (oxigênio), assim extinguindo o fogo.

Antes de qualquer coisa é preciso manter a calma. Sendo possível, desligue o gás que alimenta aquela chama e se afaste.

- NUNCA jogue água na tentativa de extinguir esse tipo de incêndio;

- Se tiver uma tampa de panela, use-a para cobrir a panela;

- Caso não tenha a tampa, molhe um pano, retire o excesso de água e coloque por cima da panela. Ele extinguirá o fogo por abafamento;

- Se tiver um extintor, utilize da forma correta;

- Mantenha as portas e janelas abertas para ventilar o local, pois toda fumaça é tóxica.

Caso não se sinta seguro ou o incêndio saia de controle, tire todas as pessoas de casa e acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo número de telefone 193.



Atenção as fritadeiras sem óleo

As fritadeiras elétricas, popularmente conhecidas como airfryer, são eletrodomésticos seguros e com baixa probabilidade de causar acidentes. Entretanto, como qualquer outro equipamento elétrico, exige atenção de quem usa.

Estar com a manutenção da sua fritadeira em dia é garantir que todos os recursos próprios de segurança dela serão ativados, caso necessário.

- O sistema de aquecimento só é acionado pelo botão do timer, por isso atenção especial a este item. Ao menor sinal de mau funcionamento, o ideal é que o mesmo passe por uma revisão/manutenção.

- Não utilize papel toalha dentro da sua fritadeira pois ele queima e pode causar um incêndio. Sempre certifique-se que as formas que você deseja usar são adequadas para este tipo de eletrodoméstico.

- Não saia de casa enquanto sua fritadeira estiver em uso, mesmo que ela tenha uma função de timer, não é indicado.

- Sempre que encerrar o uso, retire da tomada. 


Créditos:
Texto: Cristina Schulze – assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193