CBMSC participa de 1º encontro do Comitê Nacional de Proteção Contra Incêndios Florestais

Em parceria com militares de 13 estados brasileiros mais o Distrito Federal, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina participou, entre os dias 29 e 31 de outubro, do primeiro Encontro do Comitê Nacional de Gestão de Incêndios Florestais (Conagif) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

A cerimônia foi realizada simultaneamente à Conferência Internacional Wildfire 2019, evento que inclui tomadores de decisão, políticos, pesquisadores e profissionais que atuam no manejo do fogo e no controle de incêndios florestais no mundo.

01.01 ConferenciaMT.3

O objetivo das discussões efetivadas entre as corporações é criar um Sistema Nacional de Proteção Contra Incêndios Florestais, tendo como base os diversos biomas existentes no país. Durante o encontro, o CBMSC fez uma explanação sobre a estrutura operacional para enfrentamento e prevenção aos incêndios florestais no Estado.

“Nossa proposta é fortalecer os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil para atuarem de forma ainda mais técnica e padronizada em todo o território nacional, integrando as corporações aos vários órgãos ambientais e outras instituições que atuam na área. Acreditamos que com mais estrutura e operando de forma conjunta, estaremos oferecendo um serviço ainda melhor, mais resolutivo e eficiente ao meio ambiente e, consequentemente, para a população”, declarou o secretário executivo do Comitê Estadual do Fogo da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso, Coronel BMMT RR Paulo André da Silva Barroso.

01.01 ConferenciaMT.4

A partir das deliberações efetivadas nas reuniões do Conagif, no Mato Grosso do Sul, um plano nacional será elaborado e apresentado para apreciação do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), durante o Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), que ocorrerá nos dias 12 a 14 de novembro, em São Luís, Maranhão.

O Conagif também atua, paralelamente, realizando o diagnóstico atualizado sobre a situação das instituições militares frente as operações de proteção ambiental.

“As corporações estão preenchendo um questionário que servirá para subsidiar o estudo do Comitê para criação de uma diretriz nacional de prevenção e combate a incêndios florestais. Esses dados serão compartilhados de forma regional e, posteriormente, consolidados nacionalmente”, destacou o Coronel BMMT RR Barroso.

01.01 ConferenciaMT

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, estiveram presentes o Tenente-coronel BM Jefferson de Souza e o Major BM Zevir Anibal Cipriano Junior, da câmara Técnica Florestal do CBMSC. O evento ainda contou com a participação dos Comandantes-gerais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná.

Créditos: Tenente-coronel BM Jefferson de Souza.