CBMSC participa de congresso sobre Geotecnia em Salvador

O 19º COBRAMSEG - Congresso Brasileiro de Mecânica das Rochas e Engenharia Geotécnica – teve início nesta terça-feira (28/08), em Salvador, Bahia, com a presença de palestrantes brasileiros e internacionais. Entre eles, o Coronel BM Aldo Baptista Neto, Diretor de Urgência e Emergência do Corpo de Bombeiros Militar convidado para intermediar um debate especial com o tema “Riscos Geológicos em Áreas Urbanas”. O encontro reunirá oito participantes para um debate sobre as situações de uma comunidade atingida por desastres naturais, considerando os diferentes tipos de solo e como deve ocorrer sua reestruturação com o apoio dos órgãos responsáveis. O Coronel estará presente no dia 01/09 (sábado), data de encerramento do congresso.

Durante a sessão, serão discutidos os diversos aspectos que envolvem os riscos urbanos (como a ocupação urbana e irregular) desde a prevenção, passando pela resposta e pela reconstrução da comunidade atingida por um evento relacionado com desastre natural, destacando a contribuição dos tecnicos em geotecnia, geologia, de Defesa CIvil e a atuação de Bombeiros Militares em cada uma dessas fases.

Realizado pela ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – o COBRAMSEG 2018 é uma oportunidade para apresentar e discutir soluções de variados desafios existentes na geotecnia,  serviços e equipamentos na área geotécnica, em um ambiente produtivo e receptivo. Neste ano, Salvador foi escolhida como sede do evento devido à grande matriz cultural, por ser uma cidade antiga, de considerado acidente geográfico e também moderna, conhecida por suas belezas naturais, gastronomia diversificada e hospitalidade.

COBRAMSEG 2018:

Evento: XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica

Tema 2018: Geotecnia e Desenvolvimento Urbano

Eventos paralelos: IX Congresso Luso Brasileiro de Geotecnia VIII Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas V Simpósio Panamericano de Deslizamentos VIII Simpósio Brasileiro de Engenheiros Geotécnicos Jovens

Mesa Redonda Especial – Convidados:

- Adalberto Aurélio Azevedo – Presidente da ABGE – Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental
- Aldo Baptista Neto – Coronel Bombeiro Militar e Diretor de Urgência e Emergência do Corpo de Bombeiros Militar.
- Marcos Barreto de Mendonça – Professor UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Paulo Gustavo Cavalcante Lins – Professor UFBA – Universidade Federal da Bahia
- Paulo Sérgio Menezes Luz – Superintendente da Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (SUDEC)
- Renato Eugênio de Lima – Professor UFPR – Universidade Federal do Paraná