Na quinta-feira, 18 de setembro, mês em que se reforça mundialmente a importância da prevenção ao suicídio, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) ministrou uma palestra sobre abordagem técnica em tentativas de suicídio na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), campus Pedra Branca.
O evento, intitulado "Prevenir e Cuidar: Abordagem Integrada da Tentativa de Suicídio e Manejo de Surto", foi organizado pela Liga Acadêmica Interpessoal de Atenção Primária à Saúde (LAPS). Participaram alunos dos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem, Naturologia, entre outros, que puderam conhecer a abordagem humanizada realizada pelos bombeiros em ocorrências com tentantes.
O sargento Daniel Vieira Amorim, do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM) destacou a importância da atenção aos sinais de mudanças crônicas de humor ou comportamento, ressaltando a necessidade de procurar ajuda profissional em saúde mental.
Além da palestra, o CBMSC esteve representado pelo Estado-Maior, por meio da major Fernanda Sebastiani Tibola, que participou da mesa-redonda com profissionais da saúde, como médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e representantes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) do município de Palhoça.
A comandante do CBMSC em Palhoça, major Natália Cauduro da Silva, abriu o evento reforçando a importância da união entre instituições para a prevenção do suicídio, o atendimento nas ocorrências e a posvenção, garantindo o encaminhamento e acolhimento adequado dos pacientes pelas unidades de saúde.