CBMSC PASSA DE CEM MIL ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2023 E DESTACA MAIS AÇÕES REALIZADAS

Desde a assunção do atual Comandante-Geral, coronel Fabiano de Souza, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está renovando equipamentos e trazendo melhorias em diversos setores da corporação.

O foco é atender a população com qualidade e agilidade, trazendo segurança tanto aos cidadãos, quanto para as equipes de plantão.

"O nosso compromisso é com a população, de salvar vidas e patrimônios, por isso, estamos adotando medidas de controle e transparência, além de constantes estudos e aprimoramentos, para que aumente não só a confiança dos cidadãos na corporação, quanto a nossa resposta para a sociedade", afirma o Comandante-Geral.

Atendimentos

Neste primeiro semestre o CBMSC atendeu 102.075 ocorrências, com destaque principalmente para o atendimento pré-hospitalar em que foram 75.636, além de operações de salvamento, busca e resgate com 6.398 ocorrências e ainda os incêndios, em que foram 4.239 registros.

Segurança Contra Incêndios

Neste primeiro semestre foram cadastrados 227.810 processos para regularização de edificações, enquanto no último ano, no mesmo período eram 170.236.

Também foram diversas ações da corporação para garantir a segurança dos cidadãos: em janeiro foram realizadas fiscalizações em casas noturnas em todo o estado, alusivos aos 10 anos da lei Kiss. Já em fevereiro houve o Acordo de Cooperação Técnica entre o Poder Judiciário de SC e o CBMSC para capacitação e educação continuada em prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e formação das brigadas de incêndio no âmbito do Poder Judiciário. Também no mesmo mês houve a formatura da primeira brigada de incêndio do Tribunal de Contas de SC, a primeira de Tribunais de Contas do Brasil, após 48 horas de curso, com 24 brigadistas.

Investimentos

Em 2023 já foram investidos R$55 milhões em viaturas, equipamentos e obras para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Destaque para a entrega do quartel do CBMSC em Sombrio, inaugurado em 07 de maio e para a Auto Escada de 55 metros, considerada uma das maiores da América Latina, destinada à cidade de Balneário Camboriú.

Além disso, outros 20 caminhões de combate a incêndio foram entregues para municípios de até 50 mil habitantes.

No dia 12 de junho, durante a solenidade que comemorou os 20 anos de emancipação do CBMSC, foram mais de R$13 milhões em entregas que somam para a melhoria nos serviços prestados à população. Neste mesmo dia o governador anunciou a chamada dos candidatos aprovados no último concurso público, com a inclusão de 250 soldados e 15 cadetes.

Prevenção

Um dos focos da corporação em 2023 é a prevenção, sendo assim o CBMSC tem um curso totalmente gratuito e online, somando um total de 13.233 inscritos no Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), dentro e fora do estado.

Operação Veraneio

A Operação Veraneio, que é a maior operação do CBMSC, envolve ações de planejamento, organização e controle que resultam na execução da prevenção e salvamento aquático no território catarinense. Para a operação realizada entre outubro de 2022 e abril 2023, o governo do estado investiu cerca de R$27 milhões de reais, que sem dúvida alguma contribuíram para o sucesso da operação com ações preventivas, salvamentos e uma população cada vez mais segura.

Destacamos que as ações de prevenção e salvamento aquático, entre temporadas, seguem sendo realizadas em 13 municípios, com alguns postos guarda-vida ativos, sendo alguns todos os dias e outros nos finais de semana e feriado de acordo com a experiência da corporação e estudos realizados. Essas informações podem ser verificadas a qualquer momento pelo aplicativo CBMSC - Cidadão no ícone Praias.

Texto: Melina Cauduro e Cristina Schulze - Jornalismo do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.