CBMSC PERMANECE COMPROMETIDO COM A SEGURANÇA E BEM ESTAR DA POPULAÇÃO EM MEIO ÀS ENCHENTES

O município de Porto União, localizado no Planalto Norte de Santa Catarina, enfrenta uma das piores crises ambientais de sua história, com as enchentes que persistem por mais de 35 dias. O Rio Iguaçu, que banha a cidade, ultrapassou seus limites, resultando na terceira maior enchente registrada no município, atingindo o nível máximo de 8,38 metros no dia 20 de outubro, afetando aproximadamente 800 imóveis e mais de 2.360 pessoas, entre adultos e crianças.

Desde o início do evento, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) tem desempenhado um papel fundamental em conjunto com outros órgãos e a Defesa Civil do município. Duas células da Força Tarefa (FT-01 e FT-09), foram mobilizadas para reforçar o atendimento, respondendo prontamente às operações de socorro e ajuda humanitária. Até o momento, mais de 135 atendimentos relacionados ao evento foram registrados, destacando a eficiência e agilidade da resposta diante da emergência.

No último domingo, 12, o Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, em companhia do Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, estiveram no município para acompanhar de perto a situação, ouvir as demandas da população e prestar a assistência necessária. Na oportunidade a comitiva passou pelo quartel da 3ª Companhia de Bombeiros Militar (3ºCIA) para cumprimentar o efetivo e verificar o trabalho que está sendo prestado pela corporação.

O desafio persiste, uma vez que as águas do Rio Iguaçu, caracterizadas pela baixa vazão e desnível, demoram a baixar. Nesse contexto, o apoio humanitário do Estado de Santa Catarina desempenha um papel crucial. O quartel abriu as portas para a Secretaria de Assistência Social e cestas básicas, kits de higiene pessoal, kits de limpeza e colchões foram disponibilizados, proporcionando conforto e assistência às pessoas afetadas. Centenas desses itens já foram entregues, amenizando parte do fardo enfrentado pelas famílias desabrigadas e desalojadas.

Apesar das dificuldades persistentes, a população do Porto União demonstra notável resiliência diante da adversidade. A solidariedade local e o apoio contínuo do CBMSC são pilares essenciais para a recuperação dessa comunidade. A colaboração entre o CBMSC e as diferentes entidades e a mobilização de recursos têm sido fundamentais para fazer face aos desafios impostos pelas enchentes.

Com previsão de baixa das águas, a esperança e a renovação começam a vislumbrar o horizonte, especialmente se não houver mais chuvas na região. O lento recuo das águas do Rio Iguaçu sinaliza um caminho de recuperação para Porto União, evidenciando a força da união comunitária em tempos difíceis.

Texto: capitão Marcos Luciano Colla
Imagens: Divulgação CBMSC/Porto União
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.