PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (421 palavras)

CBMSC PROMOVE FORMAÇÃO DE BRIGADA VOLUNTÁRIA NA FEDERAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Na quinta-feira, 25, a sede da Federação Catarinense de Educação Especial (FCEE), localizada em São José, foi palco de um importante treinamento promovido em conjunto pelo 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10°BBM) e 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1°BBM). Dezenove profissionais da unidade participaram do curso de formação de brigada voluntária de nível básico, com carga horária de 08 horas, seguindo as diretrizes da Instrução Normativa nº 28 do CBMSC, que estabelece normas para a criação de brigadas de emergência.



Durante as oito horas de treinamento, os participantes receberam instruções sobre sistemas preventivos, comportamento do fogo e técnicas de extinção de princípios de incêndios. Além disso, o curso abordou noções básicas de primeiros socorros, com enfoque nos tipos de atendimentos mais prováveis aos professores, como reanimação cardiopulmonar, desobstrução de vias aéreas por corpo estranho, controle de hemorragias, convulsões e ferimentos causados por traumas. 



A parte prática do treinamento foi especialmente importante para que os participantes pudessem colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Sob a orientação dos instrutores cabo Rodrigo Souza Silva, do 10°BBM, e do soldado Thiago Thiesen de Souza, do 1°BBM, os profissionais tiveram a oportunidade de realizar atividades como operação segura e uso de extintores portáteis de incêndio, além de práticas de desobstrução de vias aéreas por corpo estranho e ressuscitação cardiopulmonar. 



A formação de brigada voluntária na FCEE é uma iniciativa importante para garantir a segurança dos profissionais e usuários da instituição. Ao receberem treinamento adequado, os participantes estão preparados para agir de forma rápida e eficiente em situações de emergência, minimizando riscos e possibilitando a adoção de medidas preventivas.

O CBMSC reforça seu compromisso com a segurança e bem-estar de todos os envolvidos nas atividades da FCEE e agradece pela parceria e oportunidade de realizar esse treinamento essencial. A formação da brigada voluntária, proporcionada pelo CBMSC, contribui para criar um ambiente mais seguro e preparado para lidar com possíveis situações de emergência, garantindo a proteção de todos os presentes na instituição.


Créditos:
Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: soldado Thiago Thiesen de Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193