Em alusão ao aniversário de 99 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), bombeiros militares e comunitários de Porto União reuniram-se com instituições parceiras para um exercício simulado de acidente de trânsito com múltiplas vítimas. A ação foi realizada na sexta-feira, 26, em um ponto histórico entre Santa Catarina e o Paraná: a linha férrea que divide os dois estados e os municípios de Porto União e União da Vitória.
A ação teve como principal objetivo conscientizar a população sobre os perigos no trânsito e os fatores que contribuem para os acidentes nas vias urbanas e rodoviárias. O cenário montado foi extremamente realista, simulando um acidente de grandes proporções entre carros de passeio e pedestres na linha férrea. Para colocar em prática a capacidade técnica de todos os profissionais envolvidos, atores simulavam vítimas em diferentes condições: presas às ferragens, atropeladas, em óbito, motoristas sem uso de cinto de segurança, alcoolizados e infratores por excesso de velocidade, além de outras situações que infelizmente fazem parte da rotina dos atendimentos de emergência.
Participaram do exercício as seguintes instituições:
De acordo com o comandante da operação, major Colla, o simulado reforça a importância do trabalho conjunto e da educação preventiva no trânsito. "Nossa missão vai além do atendimento a emergências. Queremos, com este tipo de ação, sensibilizar motoristas, pedestres e toda a população para os riscos de comportamentos inseguros no trânsito. A prevenção ainda é o melhor caminho", destacou o bombeiro militar.
A atividade contou ainda com a presença de acadêmicos da área da saúde, que puderam vivenciar, de forma prática, a complexidade do atendimento pré-hospitalar em acidentes com múltiplas vítimas.
A iniciativa reafirma o compromisso do CBMSC com a vida, a segurança pública e o trabalho em equipe, reforçando sua missão de prevenir e salvar.