O compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) com o atendimento humanizado foi reforçado em um treinamento voltado à abordagem técnica em tentativas de suicídio, realizado na sede do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em Florianópolis. A ação foi realizada na quarta-feira, 16.
O curso reuniu bombeiros militares e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que participaram de oficinas práticas voltadas à aplicação de técnicas de dissuasão e diálogo com pessoas em situação de crise. O objetivo foi aprimorar a capacidade de escuta e empatia dos profissionais que atuam diretamente em ocorrências delicadas e emocionalmente complexas.
A atividade foi conduzida pelo 3º sargento Daniel Vieira Amorim, do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) – Florianópolis, que apresentou a Diretriz Operacional nº 39 do CBMSC, documento que orienta e padroniza as ações de atendimento nessas situações.
Para o CBMSC, capacitações dessa natureza são essenciais para fortalecer a integração entre os órgãos de emergência e garantir um serviço cada vez mais técnico, seguro e sensível às necessidades da população catarinense.