PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (534 palavras)

CBMSC RECEBE DELEGAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu na tarde desta segunda-feira, 03, uma delegação de 04 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que estão realizando visitas técnicas no estado para conhecerem os modelos e casos de sucesso na área de Defesa Civil.



A comitiva foi composta pelo major BM Aquino, capitão BM Tales, capitão BM Gomes e tenente BM Andresa, todos fazendo parte do Grupo Temático Operacional (GTO) de Proteção e Defesa Civil do CBMMG.

O tenente-coronel BM Fabiano Leandro dos Santos, atual comandante do Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH) e o tenente-coronel BM Aldrin Silva de Souza, atual Diretor de Pessoal e ex-comandante do BAjH, discorreram sobre a criação e a atuação de pessoal especializado na prestação destes serviços. Já o major BM Marcelo Della Giustina da Silva, atual subcomandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), em São José, apresentou o modelo de Forças Tarefas (FT) empregado na corporação e detalhes acerca da mobilização e desmobilização das mesmas no estado e em outras unidades da federação. 



O grupo mineiro segue suas visitas técnicas no estado de Santa Catarina, tendo encontro marcado na Secretaria de Defesa Civil, na terça-feira, 04, e na Prefeitura de Blumenau, na quarta-feira, 05. O grupo seguirá posteriormente para o estado do Paraná, sendo que já estiveram também no estado do Rio de Janeiro.

Integrantes da Comitiva:

major BM Herbert Aquino Marcelino, lotado na Diretoria de Assuntos Institucionais do CBMMG;

capitão BM Tales Roberto da Silva, lotado no 6º Comando Operacional de Bombeiros;

capitão BM Leandro Figueiredo Gomes, lotado na 3ª Seção do Estado-Maior do CBMMG;

1º tenente BM Andresa Vicente Amante, lotado na Academia de Bombeiros Militar. 



Os militares integram o Grupo Temático Operacional (GTO) de Proteção e Defesa Civil do CBMMG. Os GTOs são grupos de estudos nas diversas áreas de atuação do CBMMG, sendo um grupo responsável pela produção de doutrinas e normas, realização de estudos e assessoramento do comando nas áreas temáticas de atuação da corporação. Coordenados pela Academia de Bombeiros Militar, existem atualmente 17 GTO's, nas áreas de atendimento pré-hospitalar (APH), salvamento em altura, proteção e defesa civil, mergulho, salvamento aquático, salvamento terrestre, combate a incêndio urbano, perícia de incêndios, entre outros. 


Militares voluntários de toda a corporação, de soldado a tenente-coronel, integram os GTOs. O intuito da visita técnica do GTO de PDC é conhecer in loco instituições referências na área de atuação da atividade de Proteção e Defesa Civil, tanto de gestão de risco de desastres, quanto de gestão de desastres. 


Créditos:
Texto: tenente-coronel Fabiano Leandro dos Santos
Imagens: soldado Eduardo Silva De Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193