O Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi homenageado na segunda-feira, 08, por meio de uma Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Herval d'Oeste. A ação foi realizada em reconhecimento à atuação da corporação em ocorrência caracterizada por elevado risco e alto grau de complexidade.
A homenagem reconhece a atuação destacada dos militares em uma colisão de um veículo de grande porte contra um carro compacto e uma estrutura residencial instável. A ocorrência, registrada em uma via central do município, exigiu elevado nível de técnica, precisão e coordenação, pois diversas ações precisaram ser realizadas de forma simultânea.
Na tribuna, o capitão André Alexei Germanovix, representando o tenente-coronel Ilton Schpil, destacou a atuação do CBMSC na ocorrência, agradeceu o reconhecimento pela Câmara Municipal e parabenizou as demais instituições que integraram a operação de resgate.
Durante a sessão, os vereadores Angelo Junior Radavelli, Eduardo Ramella e Marco Polo Rodrigues, autores da proposição, ressaltaram a relevância do trabalho realizado pelos bombeiros. "Esta Moção é o reconhecimento institucional da Casa Legislativa ao valor, à responsabilidade e ao espírito de serviço dessa corporação, que, em momentos críticos, honra seu compromisso com a vida e com a comunidade", destacaram.
A ocorrência
No dia 13 de novembro de 2025, às 6h45, o CBMSC foi acionado para atendimento a acidente de trânsito envolvendo um caminhão e um veículo de passeio, com duas vítimas presas às ferragens prensadas contra uma coluna de uma edificação. No local, a guarnição encontrou diversos riscos, dentre eles, a possibilidade do colapso total da estrutura da edificação.
Inicialmente, foi realizado o corte dos vidros da cabine do caminhão, permitindo que duas pessoas pudessem sair por meios próprios. No veículo de passeio permaneciam duas vítimas, presas às ferragens. Diante da complexidade da cena, e contando com o apoio de um guincho, a guarnição realizou o içamento controlado do caminhão para possibilitar o acesso às vítimas.
Após aproximadamente 1 hora e 10 minutos de trabalho contínuo, os bombeiros obtiveram êxito em desencarcerar as duas vítimas com vida que foram encaminhadas para o hospital. Atuaram na ocorrência oito bombeiros militares, quatro bombeiros comunitários, equipes de Suporte Básico e Avançado do SAMU e da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).