PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (551 palavras)

CBMSC TERÁ QUADRO DE MILITARES TEMPORÁRIOS E DE OFICIAIS ESPECIAIS


Dois projetos que favorecem o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foram aprovados na Assembleia Legislativa (Alesc). As propostas apresentadas pelo Governo do Estado criam novos instrumentos legais: o Serviço Militar Estadual Temporário (SEMET) e o Quadro de Oficiais Especiais (QOE). As medidas também beneficiam a Polícia Militar.

O SEMET permitirá a contratação de bombeiros militares temporários por até oito anos, sem vínculo de carreira. O projeto prevê a incorporação de até 660 militares temporários, representando um aumento de 40% no efetivo operacional. De acordo com o projeto apresentado, a contratação temporária gerará economia significativa ao Estado ao longo do tempo. Estima-se uma redução de R$ 670 milhões nos gastos ao longo de 40 anos, considerando os encargos previdenciários e progressões da carreira regular.



"Essa é uma conquista importante para o CBMSC, que nos permitirá aumentar nossa presença nos quartéis, melhorar a resposta à população e fortalecer ações preventivas em todo o estado", afirma o comandante-geral da corporação, coronel Fabiano de Souza. Além disso, os temporários poderão atuar em funções operacionais e administrativas, permitindo que militares de carreira, hoje em funções internas, sejam remanejados para o atendimento direto à população.

Outra medida aprovada foi a criação do Quadro de Oficiais Especiais (QOE), voltado a oficiais que chegaram ao posto de coronel e não possuem mais perspectivas de promoção, mas ainda têm capacidade e desejo de continuar servindo. Com isso, oficiais do topo da carreira poderão permanecer na ativa, ocupando funções estratégicas e contribuindo com sua experiência institucional. A medida proporciona ganho de eficiência à administração, garante melhor aproveitamento da expertise dos oficiais superiores e evita a saída precoce de profissionais altamente qualificados. 



O chamamento imediato de 660 bombeiros temporários já está previsto para ocorrer ainda em 2025, com orçamento estimado de R$ 34 milhões para o primeiro ano. A implementação será gradual e de acordo com a necessidade institucional, sempre com autorização do governador. O CBMSC reforça que os novos quadros temporários não substituem a carreira militar. "Ao contrário, são medidas complementares que buscam garantir a qualidade do serviço à população, ao mesmo tempo em que permitem uma melhor gestão dos recursos humanos e financeiros. A aprovação do SEMET e do QOE representa um avanço histórico para o CBMSC, projetando uma corporação mais forte, moderna e preparada para os desafios da próxima década.", reforça o coronel Fabiano.

Além disso, foi aprovada a aglutinação das classes de soldado PMSC e CBMSC, que antes eram organizadas em três classes e, a partir da sanção do Executivo estadual, passará a estar organizada em apenas uma classe.

Outro ponto aprovado foi a disponibilidade de vaga para uma das unidades do Colégio Feliciano Nunes Pires para dependentes de policiais e bombeiros militares.


Créditos:
Texto: Divulgação CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC/PMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193