PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (775 palavras)

CEBM oferece Curso de Brigadista Voluntário e Biblioteca aberta ao público

01.08 CEBM

 

Desde 2004, o Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) oferece cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização a Bombeiros Militares de todo o Estado, a fim de capacitar os profissionais do CBMSC na prestação de serviços com excelência à comunidade. O local também é aberto a moradores de Florianópolis e região, com oferta do Curso de Brigadista Voluntário e uma Biblioteca com mais de 7 mil livros, revistas e artigos disponíveis para consulta.

 

 

Brigadista Voluntário

Em julho de 2019, além do público interno, o local passou a receber moradores de Florianópolis e região para aulas no Curso de Brigadista Voluntário, ofertado todos sábados das 14h às 18h, com carga horária de quatro horas. A atividade é exercida de acordo com a Instrução Normativa – IN 28 e tem como objetivo instruir e certificar integrantes da comunidade para a prevenção de incêndios e ação de primeira resposta nestas ocorrências.

01.08 CEBM3

 

Durante o curso, são abordadas disciplinas de Primeiros Socorros, Extinção de Incêndios e Sistemas Preventivos. As inscrições são divulgadas nas redes sociais do Centro de Ensino e efetivadas via internet, aos 20 primeiros inscritos em cada sábado. Não é permitida a inscrição de menores de 18 anos nem o cadastro em mais de uma data. A taxa simbólica para realização do curso é a entrega de 1kg de alimento não perecível, entregue posteriormente pelos bombeiros a entidades carentes da região.

Após a conclusão da aula, os participantes recebem, via e-mail, um certificado de participação no Curso de Brigadista Voluntário. O Comandante do CEBM, Tenente Coronel BM Alexandre da Silva, destaca a importância da disponibilização do treinamento, que além de preventivo, possui caráter profisisonalizante. "Conforme a IN 28, as empresas devem possuir uma equipe formada de Brigadistas Voluntários entre os funcionários. Desta forma, quem possui a certificação já agrega a seu currículo conhecimentos em Técnicas de Combate a Princípios de Incêndios e Atendimento Pré-Hospitalar", explica o Comandante.

Candidatos com interesse no curso devem acompanhar as redes sociais do @cebm_cbmsc, no qual são divulgados links para cadastro e nomes dos inscritos.



Biblioteca

Outro ponto positivo e aberto à comunidade é o acervo da Biblioteca do CEBM, que oferece, desde 2010, a consulta de livros, artigos científicos, monografias, manuais, legislação, periódicos, CDs e DVDs. Em um ambiente agradável, o local dispõe de computadores e tablets com wi-fi e mesas para leitura ou estudo, inclusive com materiais para concurso público como apostilas, gabaritos e provas anteriores de concursos do CBMSC.

01.08 CEBM2

 

Organizada por profissionais do Centro de Ensino, a Biblioteca possui mais de 7 mil exemplares disponíveis para produção e difusão do conhecimento, além de contribuir para a inserção do aluno no universo da pesquisa acadêmica. O local também oferece aos visitantes orientações nas pesquisa de informação, tanto no acervo da biblioteca como em outras instituições, no acesso a diferentes fontes de conteúdo, presencial ou online e normalização de trabalho acadêmicos. No site oficial também é possível consultar o acervo acadêmico.

O local é aberto ao público sem restrição de faixa etária, com itens disponíveis para consulta local. Bombeiros Militares do CBMSC podem realizar empréstimos dos materiais.


Troca de conhecimento


Além de ter acesso a todo o conteúdo disponível, os visitantes também podem contribuir com a doação de livros, desde que estejam em bom estado. São aceitos desde livros mais populares, como best-sellers, até revistas e artigos científicos, voltados para o conhecimento acadêmico.

Para os bombeiros, há ainda a disponibilidade de divulgar e compartilhar Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), materiais ricos em informações técnicas e teóricas aos bombeiros ou interessados na área de segurança pública e defesa civil.

 

Projeto de Extensão

Em agosto, um projeto de extensão inédito foi iniciado no Centro de Ensino. A ação é promovida em parceria com o Instituto Mais que Vencedores, equipe de voluntários que oferece atividades esportivas, educacionais e de saúde básica a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O convênio com o Corpo de Bombeiros Militar integra atividades de Educação Física com Natação, aulas no ginásio e quadra de areia, promovidas gratuitamente aos participantes. A primeira turma de crianças atendidas pertence a comunidade da Serrinha, em Florianópolis. 

05.08 CEBM

 

 

Visite!

CEBM – Centro de Ensino Bombeiro Militar
Contato: (48) 3665-7931 - Instagram: @cebm_cbmsc
Site: https://cebm.cbm.sc.gov.br/
Rua Lauro Linhares 1213, Trindade, Florianópolis.

 

Biblioteca - Horário de atendimento:

Segunda a quinta-feira: 8h às 20h
Sexta-feira: 8h às 18h
Contato: (48) 3665-7945
Site: http://biblioteca.cbm.sc.gov.br/biblioteca/
Confira dicas de leitura e novidades da Biblioteca no perfil oficial do Instagram: @bibliotecacbmsc

 

Créditos: Mônica Andrade - Estagiária CCS-CBMSC. Informações: Comandante do CEBM - Tenente Coronel BM Alexandre da Silva.
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193