Centro de Pesquisa e Inovação do CBMSC é inaugurado na Capital

Esta quarta-feira, 23, foi marcada pela inauguração do Centro de Pesquisa e Inovação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Na cerimônia também houve a entrega de equipamentos para utilização no local.

2312 cip

O serviço de investigação de incêndios do CBMSC teve início no final da década de 70, graças a iniciativa de um visionário da instituição, o coronel RR Luiz Antônio Cardoso. Na década de 90 o CBMSC já possuía um laboratório de apoio pericial, para os peritos e incêndio, localizado inicialmente no prédio histórico da corporação. Neste laboratório, a semente de um espaço destinado a pesquisa e inovação foi semeada por um grupo de dedicados bombeiros, entre eles o coronel Claúdio Gomes (in memorian), o coronel Vanderlino, subtenente Macedo, soldado Rocha e outros que sonhavam com uma atividade de investigação e pesquisa forte. No entanto no ano de 2003, com a emancipação este foi desativado, devido não haver local e efetivo destinado.

A corporação sempre sentiu a necessidade de retomar as atividades do laboratório, sendo que desde o ano de 2006 algumas outras sementes foram plantadas, com projetos exitosos, como por exemplo:

- Simulador de incêndio em Joaçaba;

- centro de treinamento de busca e resgate em estruturas colapsadas em tijucas;

- centro de treinamento de combate a incêndio estrutural em Tubarão e Laguna;

- centro de treinamento de combate a incêndio florestal em Xanxerê,

-  centro de inovação em salvamento veicular e saúde em Chapecó - ainda em construção.

Contudo um laboratório voltado a pesquisa de incêndio e perícia ainda era um sonho, que hoje tem oficialmente iniciadas as atividades, neste centro de pesquisa e inovação, em Florianópolis, no Parque Tecnológico Alfa.

2312 cip3

As instalações do Centro foi uma parceria realizada com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), em que o CBMSC recebeu a cessão de uso desse prédio por 20 anos.

Para que fosse possível ajustar e adaptar o prédio, trazendo segurança e modernidade, foram feitas diversas melhorias, com a ajuda de empreendedores que auxiliaram o CBMSC. Os agradecimentos do Comando-Geral da Corporação a FG Empreendimentos e Incorporação LTDA; Sinduscon de Florianópolis, Tubarão, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Itapema, Jaraguá, Joinville, Chapecó e São Miguel;  Securiton e engenheiro Ruy Otte;  engenheiro Bruno Franzmann; engenheira Daniela Milanez Zarbato; Universidade Federal de Santa Catarina; 1º, 10º e 12º Batalhões de Bombeiros Militar, com sedes em Florianópolis, São José e São Miguel do Oeste, respectivamente.

2312 cip5

O CBMSC também contou com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina, que por meio do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), adquiriu mobílias, além de equipamentos altamente tecnológicos no valor de R$ 2.051.196,80, dentre os quais se destacam um cromatógrafo gasoso com espectrometria de massa, um calorímetro de varredura diferencial e um equipamento de espectroscopia de infravermelho.

2312 cip4

O Centro de Pesquisa e inovação é destinado para os estudos em ciências do fogo, com foco na prevenção, combate e investigação de incêndios, com os seguintes objetivos específicos: realizar a avaliação do comportamento dos materiais em condições de incêndio; investigar a qualidade dos equipamentos e materiais na área de segurança contra incêndio; realizar exames laboratoriais a fim de sustentar laudos periciais de investigações de incêndios e explosões; proporcionar a formação técnica de profissionais (civis e militares) que atuam no combate, prevenção e investigação de incêndios; apoiar o setor industrial no desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos mais seguros; contribuir para o aperfeiçoamento das normas de segurança contra incêndio, tornando-as mais precisas, reduzindo assim as exigências que não agreguem significativamente em segurança às pessoas e ao patrimônio; produzir e disseminar o conhecimento em ciências do fogo à sociedade; e, dar suporte às linhas de pesquisa e extensão do Centro de Ensino Bombeiro Militar e das coordenadorias do CBMSC.

2312 cip 2

Confira mais imagens aqui.

Texto: Melina Cauduro
Imagens: Julio Cavalheiro / SECOM