Binômios do CBMSC ganham certificação para mais 2 anos de trabalho

Com o encerramento nesta sexta-feira (21/09) das provas de Certificação Nacional de Cães, realizadas na Floresta Nacional de Três Barras, quatro binômios do Corpo de Bombeiros Militar foram recertificados para atuação em operações de busca e resgate em todo território nacional. Um binômio conseguiu pela primeira vez a certificação, que é o aval para operar profissionalmente, passando a ser integrado ao grupo de binômios operativos do estado. Cada etapa de Certificação Nacional superada com êxito, garante aos binômios o certificado para operar por mais dois anos, em situações de busca, resgates ou salvamento de vidas.

Para obter a certificação, os binômios tiveram de concluir com êxito as três provas aplicadas pelos coordenadores, que seguem os padrões da Ligabom- Conselho Nacional de Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Nos três dias do evento, os binômios tiveram que realizar provas Noturnas de Busca a Vítimas, de Obediência e Destreza e de Busca a Vítimas Diurna.

Conheça os binômios ativos do CBMSC

CONDUTOR

CÃO

Tenente Coronel Parizotto

Malu

Capitão Michels

Chewbacca

Capitão Moura

Jonhy

Cabo Romão

Bravo

Cabo De Souza

Zaara

Cabo Fumagali

Hunter

Sd Josclei

Iron

Sd Rangel

Barney

Último dia de provas:

As provas de busca diurna foram as últimas a serem realizadas nesta etapa da Certificação. Consistiam em fazer com que os cães buscassem vítimas (pessoas escondidas) em meio à mata fechada, usando o extinto do faro e seguindo as estratégias de varredura traçadas pelo condutor, numa área aproximada de 30 mil metros quadrados. Cada cão teria que localizar até três vítimas. Em algumas situações, as vítimas estavam em cima de árvores ou cobertas de vegetação, na tentativa de dificultar a visão do cachorro e fazê-lo atuar somente com o faro. Assim que encontra a vítima, o cão late cinco vezes e aguarda o condutor chegar ao local para proceder ao resgate ou atendimento necessário.

O Tenente Coronel Walter Parizotto explica que a prova de busca com cães segue critérios e padrões internacionais de certificação. Porém a prova foi adaptada à realidade do Corpo de Bombeiros Militar catarinense. “Atualmente, nosso perfil de acionamento para as buscas com cães são pessoas idosas ou adultas com algum tipo de demência, que desaparecem por terem saído sem rumo em área rural. Por isso, nosso cães precisam estar adaptados a esse tipo de terreno para poderem atuar,” explica.

Condecorados

Numa breve solenidade realizada numa das casas que serve de sede para o Instituto Chico Mendes, em meio à área de floresta, o Tenente Coronel Parizotto e o Sargento BM Amorim entregaram os certificados aos condutores e as condecorações aos cães, que cumpriram as provas em tempos regulamentares.

A próxima etapa de Certificação Nacional de Cês acontecerá em Foz do Iguaçu, em novembro próximo, durante o Senabom.- Seminário Nacional de Bombeiros.

ACESSE AQUI A GALERIA DE FOTOS DA CERTIFICAÇÃO NACIONAL DE CÃES NA FLORESTA NACIONAL DE TRÊS BARRAS

Provas do dia 19/09: Acesse aqui.

Provas manhã do dia 20/09: Acesse aqui.

Provas tarde do dia 20/09: Acesse aqui.

Provas do dia  21/09: Acesse aqui.

Créditos: Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Jackson Jacques- Soldado BM