No dia 29, segunda-feira, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano de Souza, participou da celebração da Páscoa dos Militares realizada na Paróquia Sagrados Corações em São José. O momento foi presidido pelo Arcebispo Militar do Brasil, do Ministério de Defesa, Dom Marcony Vinícius Ferreira, nomeado em março de 2022 pelo Papa Francisco. Bombeiros militares de diversos setores também estiveram presentes.
A celebração contou com a participação de representantes de todas as frentes militares: exército, bombeiro, polícia, marinha e aeronáutica.
A Páscoa dos Militares brasileiros é comemorada fora de época por concessão da Igreja já que durante a II Guerra Mundial os militares brasileiros estavam envolvidos em missões longe das suas casas ou escalados para serviços e não conseguiam participar das festividades junto a família.
A celebração preserva a história do final da II Guerra, momento em que a Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornou ao Brasil após o período pascal. É permitido participar deste evento os segmentos católico, espírita e evangélico – cada um com uma festividade diferente e alinhada as suas convicções.
Histórico
Esta páscoa fora de época é comemorada desde 1945 e deve ser celebrada em período litúrgico pascal ou no máximo até 12 de outubro. Após a II Guerra Mundial os militares retornaram para o país e o período das festividades da Páscoa já havia passado, por isso as Forças Armadas passaram a celebrar a data com seus familiares em uma missa na Praça XV no Rio de Janeiro. Na época a data diferenciada foi estabelecida para conciliar a comemoração da tradicional festa religiosa que por vezes era comprometida em virtude das escalas de serviço.
Acesse as fotos do evento aqui.