CORONEL CÉSAR PASSA PARA A RESERVA EM SOLENIDADE QUE COMEMORA A EMANCIPAÇÃO DO CBMSC COM PROMOÇÕES DE OFICIAIS E PRAÇAS

Uma solenidade emocionante marcou os 19 anos da emancipação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), nesta segunda-feira, 13, no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis.

Reunindo promoção de praças e oficiais, inclusive por ato de bravura e passagem ao último posto do CBMSC, entrega de equipamentos e ainda a passagem para a reserva remunerada do coronel César de Assumpção Nunes, o evento contou com a presença do governador, Carlos Moisés da Silva e do Comandante-Geral do CBMSC, coronel Marcos Aurélio Barcelos.

Promoções por ato de bravura

Quatro militares foram promovidos por atos de Bravura nesta solenidade.

Promovido a Graduação de Subtenente:

Vilson Olímpio de Espíndola

Promovidos a Graduação de 2º Sargento:

Evandro Dilmar Botelho;
Tiago Fernandes

Promovido a Cabo:

Marcos Alves Rodrigues

Histórico das ocorrências:

Ocorrência 01, envolvendo os então sargentos Vilson Olímpio de Espíndola e Evandro Dilmar Botelho, que se colocaram em risco ao evitar um assalto. A vítima, que era proprietário de uma loja de celulares próximo ao quartel de Palhoça, foi até o quartel como forma de pedir ajuda. Ao verificarem que se tratava de um assalto os sargentos correram para auxiliar o cidadão que seria assaltado, mesmo sem saber que o bandido portava uma arma de fogo. Eles conseguiram evitar o crime, desarmando o homem e mantiveram o assaltante nas dependências do quartel até a chegada da Polícia Militar.

Já a segunda ocorrência envolveu o sargento Tiago Fernandes e o soldado Marcos Alves Rodrigues, que resgataram uma vítima de um carro praticamente submerso em Florianópolis. Sem os equipamentos necessários e sem possuírem os cursos de mergulho, os dois entraram na água com equipamentos de proteção respiratória utilizados para combate a incêndio, sem informações a respeito de quantas seriam as vítimas e com apoio de equipamentos da Prefeitura Municipal, desconhecidos da equipe. Após muito esforço conseguiram deixar uma das janelas fora da água e perceberam que havia uma vítima, presa ao cinto de segurança e apresentando um quadro de parada cardiorrespiratória. O soldado Marcos iniciou os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar adaptados ao meio aquático, até que fosse possível retirar a vítima daquelas condições. Com apoio das equipes do CBMSC e SAMU, após 30 minutos de manobras a vítima foi encaminhada ao hospital com vida.

Promoções

Em todo o estado foram promovidos 70 praças e 29 oficiais.

Bombeiros militares promovidos na cerimônia na Capital

A graduação de subtenente:

Saulo Natanael da Silva;

Henrique Osni de Jesus;

Ricardo Angelo Volpato;

Danusa Cabral;

Marcos Luiz Ramires;

Arlindo Manoel Lopes;

Rubens Ataide de Aguiar;

Marcelino Valdi Pires;

Ernani Serafim Arcenio;

Ivan Manoel Silveira;

Aires Gomes de Oliveira;

Bruno Alexandre Peres;

Sergio Adriano Felipp;

Fernanda Camargo Rodrigues;

Auri Geovane Nascimento;

Jair Eliseu Goulart;

Graduação de 1º sargento:

Paulo Henrique Vitorino;

José Eduardo Dos Santos;

João Luiz Pereira De Almeida;

Claudio Luiz Andrade;

Edelson Augusto Da Silva;

Claudemar Alfredo Sarda;

Joel Garcia Pacheco;

Ronaldo Da Silva;

Marcio Aurélio Silveira;

Cláudio Luiz Andrade;

Graduação de 2º sargento:

Douglas Coelho Da Silva;

Manoel Avelino Martins Filho.

Ao posto de tenente-coronel:

Mateus Muniz Corradini;

Fernanda Gabriela dos Santos; e

Wagner Januário Cardeal.

Promoção ao último posto

Nesta solenidade um oficial chegou ao mais alto posto da corporação, o último da carreira de um bombeiro militar. A partir do dia 13 o coronel Fabiano de Souza passa a integrar o quadro de coronéis do CBMSC.

Passagem para a reserva remunerada

Após 36 anos de serviços prestados para a população catarinense e ao CBMSC, o coronel César de Assumpção Nunes passa para a reserva remunerada. O momento foi marcado por homenagens ao oficial e também aos familiares, com um quadro relembrando bons momentos vividos na corporação.

A solenidade foi encerrada com o tradicional banho de batismo.

Sobre a emancipação

Em 13 de junho de 2003, por meio da aprovação da Emenda Constitucional nº 33 de 13 de junho de 2003, o Corpo de Bombeiros Militar deixa de ser parte integrante da estrutura organizacional da Polícia Militar de Santa Catarina. A partir deste ato adquiriu o status de corporação autônoma.

Confira todas as imagens da solenidade clicando aqui.

Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC/soldado Eduardo Silva DE SOUZA