Coronel do CBMSC é o novo governador de Santa Catarina

2019 se inicia com um feito inédito em Santa Catarina. Na tarde desta terça-feira (1/1), o Coronel da reserva remunerada Carlos Moisés da Silva assumiu oficialmente o cargo de governador, tornando-se o primeiro Bombeiro Militar a exercer a função no Estado. A solenidade de posse teve início às 16h, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - ALESC, em Florianópolis. O evento reuniu autoridades civis, militares, imprensa e a população local.

Durante a assinatura de posse do novo cargo, entregue pelo antigo governador Eduardo Pinho Moreira, o Coronel agradeceu a presença dos familiares, militares, equipe de transição, novos secretários e órgãos do primeiro escalão. O atual governador ressaltou que sua gestão terá uma nova forma de administrar o Estado: "o governo de Santa Catarina será um reflexo do povo catarinense. Ágil, inovador, inventivo, criativo e eficiente", afirmou o político. O Coronel também destacou que evitará disputas partidárias e colocará o bem estar social como um dos principais objetivos do mandato, além do combate à corrupção, investimento em infraestrutura e redução de gastos.

Coronel RR Carlos Moisés é advogado, Bombeiro Militar, Professor de Direito Administrativo e Constitucional na UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Iniciou a carreira militar em 1987, no Curso de Formação de Oficiais da Academia da Polícia Militar de SC. Concluiu o curso em 1990, passando a atuar no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, no qual trabalhou em Florianópolis, Criciúma e Tubarão. Além das funções de comando no CBMSC, Moisés atuou como Coordenador Regional de Defesa Civil no Sul de SC e corregedor-adjunto do Corpo de Bombeiros Militar de SC junto ao Comando-Geral, além de trabalhar na Secretaria de Justiça e Cidadania nas prevenções contra incêndio e pânico em unidades prisionais.

Encerrando a cerimônia de posse, outro fato inédito marcou a passagem do novo governador: um banho de batismo, tradicionalmente realizado por Bombeiros Militares ao concluírem ou ingressarem em novas etapas profissionais. O antigo Coronel realizou revista à tropa de Bombeiros e Policiais Militares e foi recebido pelo Comandante do CBMSC, Coronel BM João Valério Borges, que felicitou o atual governador desejando-lhe sucesso na carreira política.

Confira a galeria completa de fotos clicando aqui. (Fotógrafo: Soldado BM Jackson Jacques)

Créditos: Texto: Mônica Andrade - Estagiária CCS. Fotos: Soldado BM Jackson Jacques.