Os investimentos constantes no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) seguem firmes. Conforme previsto para 2025 e 2026, mais de R$ 70 milhões serão aplicados na renovação da frota pesada. Entre as novas aquisições está um caminhão tipo Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR), vindo de Sevilha, na Espanha, que será destinado ao quartel de Blumenau.
O veículo, de última geração, deve ser enviado ao Brasil nas próximas semanas e é o primeiro de seu tipo em todo o estado. "Estamos buscando a mais alta tecnologia para aprimorar ainda mais o serviço prestado pela nossa corporação. A renovação da nossa frota de veículos pesados é uma necessidade que agora estamos cumprindo, com o apoio do Governo do Estado", afirma o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.
A nova viatura foi projetada e montada, desde sua origem, como um caminhão de bombeiros, sem necessidade de adaptações, atendendo desde o princípio às normas europeias de segurança e desempenho. A carroceria do veículo foi fabricada em copolímero, um material leve, flexível, resistente a impactos e à corrosão, além de suportar temperaturas superiores a 600 °C.
"A chegada dessa nova viatura marca um avanço expressivo em tecnologia, segurança e eficiência operacional para o Corpo de Bombeiros Militar em Blumenau. Trata-se de um investimento estratégico na proteção da vida e do patrimônio da população, que consolida o município como referência em modernização dos serviços de emergência em Santa Catarina", comemora o tenente-coronel Mateus Muniz Corradini, comandante do 3º BBM.
A viatura é equipada com 96 equipamentos e ferramentas de busca, resgate e salvamento, sendo apta a atender emergências de alta complexidade. Todos os equipamentos possuem certificação europeia. O tanque de água comporta 4.000 litros e o caminhão conta com um canhão monitor instalado na parte frontal com acionamento remoto por joystick.
A aquisição foi viabilizada por meio de convênio entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de Blumenau, que destinou R$ 2.590.000,00 para a compra.
Entre os dias 23 e 27 de junho, uma comitiva de bombeiros militares esteve em Sevilha para realizar a inspeção final do veículo. Mesmo tendo sido fabricado na Europa, o novo ABTR contará com suporte técnico e manutenção assegurados no Brasil. O caminhão possui garantia de cinco anos.