Em 21 de setembro de 2007, na solenidade que contou com a presença de autoridades políticas e militares da época, foi inaugurado o quartel do 1° Grupo de Bombeiros Militar (GBM) em São Domingos. Desde a data são 18 anos de história de comprometimento e dedicação à segurança da comunidade.
Em seus primeiros passos, o quartel era formado por um efetivo de 4 militares e possuía, para o atendimento das ocorrências, um trem de socorro formado por um caminhão Mercedes 1113 para combate a incêndio e resgates, uma Fiat Doblô caracterizada como ambulância branca da prefeitura e um Fusca (ATP-108) para atividades administrativas.
Com esforços vindos do CBMSC, sociedade civil e verbas públicas, hoje o trem de socorro conta com um Auto Socorro de Urgência (ASU-507), um caminhão de combate a incêndio Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-136) e um Auto Resgate (AR-154), além de viatura administrativa, embarcações e equipamentos de ponta para o atendimento de ocorrências e proteção do efeito, hoje formado por 6 militares e 33 bombeiros comunitários.
O 1º GBM possui como área de atuação os municípios de São Domingos, Ipuaçu, Coronel Martins e Entre Rios, onde realiza atividades de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, resgates e salvamentos e muitas outras. Em seus 18 anos o quartel de São Domingos já atendeu mais de 16 mil ocorrências na região, desde incêndios de grandes proporções, à enchentes e enxurradas, acidentes de trânsito e também buscas à desaparecidos.