Corpo de Bombeiros Militar tem dia D de doação de sangue

24.07 DoacaoHemosc6

A missão de salvar vidas vai além das funções diárias para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Nesta quarta-feira, 24, bombeiros de todo o estado irão aos hemocentros para um dia D de doação de sangue.

“Essa é uma época de férias escolares, em que existe um aumento no movimento das estradas, com um risco maior de acidentes também, por isso, além das ações que já desenvolvemos, a doação de sangue é um ato importante da corporação, para salvar ainda mais vidas”, explica o SubComandante-Geral do CBMSC, coronel BM José Ricardo Steil.

Em 2019 esta é a segunda ação coletiva da corporação, visando aumentar os estoques do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC). Em janeiro a vice-governadora Daniela Reinehr foi parceira da corporação no ato.

24.07 DoacaoHemosc5

O Diretor Geral do Hemosc, doutor Guilherme Genovez, também esteve presente na manhã do “Dia D” e agradeceu a presença da corporação em todos os hemocentros do Estado. “O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está entre as primeiras instituições a quem recorremos nas situações mais críticas, em todos os sentidos. Agradecemos a todos os profissionais da entidade que possui maior credibilidade junto à população e que participam da campanha”, declarou.

Para doar sangue

Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar bem alimentado, saudável e apresentar documento emitido por órgão oficial com foto.

O candidato a doador passará por uma triagem clínica com entrevista sigilosa, na qual é fundamental contar sobre problemas de saúde. São retirados apenas 450 ml, e todo o sangue é separado em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas, plasma e outros, podendo beneficiar mais de um paciente com apenas uma bolsa coletada. Esses componentes são distribuídos para atender às solicitações médicas.

24.07 DoacaoHemosc

Cabe ao doador ir até as unidades de coleta de sangue de forma espontânea e ser honesto ao responder o questionário da instituição. “O tempo entre o indivíduo adquirir uma doença e os testes do Hemosc apontarem a enfermidade podem ultrapassar o prazo de 10 dias. Durante esse período, a maior segurança que temos é entrevista, a honestidade do doador de vir ao Hemosc de maneira altruísta sem nenhum interesse ou pressão”, esclarece o Diretor Geral.

Periodicidade

Para realizar a doação regular, os homens podem doar em um intervalo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar em intervalo de três meses, não ultrapassando três doações por ano.
O diretor também fez um convite aos doadores: “Precisamos que as visitas continuem ao longo do ano, pois as bolsas de sangue são perecíveis”, explicou.

24.07 DoacaoHemosc3

À exemplo do CBMSC, que promoveu a primeira campanha de doações em janeiro e repetiu a ação em julho, o doutor Guilherme ressalta a importância de que os doares entrem em contato frequentemente com o hemocentro. “Gostaríamos que as pessoas que estiverem dispostas e aptas a doar, entrem em contato frequentemente com a unidade do Hemosc mais próxima antes da doação, para confirmar se o estoque de seu tipo sanguíneo está em baixa ou até mesmo em nível crítico”, explicou.

Onde doar

Criado em 20 de julho de 1987, o  Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina atua em todo o Estado com objetivo básico de prestar atendimento hemoterápico de qualidade a população da região, bem como dar assistência aos portadores de doenças hematológicas. A unidade de Florianópolis passou a ser o Hemocentro Coordenador, tendo como unidades auxiliares os Hemocentros Regionais em Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau e Tubarão.

Os endereços e horários de coleta podem ser consultados clicando aqui.

No site do Hemosc também é possível verificar quem pode doar.

24.07 DoacaoHemosc4

Texto: Melina Cauduro - Jornalista. Fotos: Divulgação CBMSC.
Assessoria de Imprensa CBMSC
(48) 9 8843-4427