Evento esportivo e cultural na Beira-Mar Continental reuniu 2 mil participantes e marcou o início das comemorações do aniversário da corporação.
A energia do esporte e o espírito de união marcaram a 3ª edição da Corrida do Fogo, realizada na tarde deste sábado, 20, na Beira-Mar Continental, em Florianópolis. O evento abriu oficialmente a semana de comemorações pelos 99 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e reuniu cerca de 2 mil participantes entre atletas, amadores, bombeiros militares e comunidade.
Um dos grandes diferenciais desta edição foi o percurso inédito de 10 km pelas pontes Colombo Salles e Pedro Ivo, permitindo aos atletas a experiência de atravessar a ponte à noite e apreciar a iluminação especial da ponte Hercílio Luz. Além das provas esportivas — corrida de 5 km, 10 km e caminhada de 3 km —, a programação contou com atrações gratuitas para toda a família. Oficinas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), simulado de incêndio em panela e botijão de gás, exposição de viaturas, apresentação dos binômios (bombeiro e cão de busca) e da Banda de Música do CBMSC transformaram o local em um espaço de lazer e aprendizado.
Entre os destaques do dia, os binômios cabo Jean e cadela Ilha, sargento Kill e cão Nick e o sargento Valdeley com o cão Marley participaram tanto das apresentações quanto da prova. Mas quem mais chamou atenção foi o senhor Ênio Schlemter, de 104 anos, que completou, pela segunda vez consecutiva, a categoria caminhada, demonstrando saúde, disposição e inspirando os demais competidores.
Ao final do evento, o Coronel Luiz Augusto dos Anjos expressou sua satisfação com o sucesso da iniciativa. "As pessoas vêm para cá e percebem que não é apenas uma corrida, é um momento de descontração, é um momento da família, a família vir aqui e curtir juntos, mas a corrida acabou virando um evento muito maior. Então a nossa avaliação é muito positiva nesse sentido", completou. "A gente espera que isso seja um trampolim para que no ano que vem, encerramos essa edição já pensando e programando a Corrida do Fogo de 2026, que marcará ainda mais a corporação como a corrida dos 100 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.", finalizou.
A Corrida do Fogo tem como característica ser um evento esportivo noturno que reúne atletas civis e bombeiros militares — alguns, inclusive, competindo com o fardamento de combate a incêndio. Ao final, todos os participantes receberam uma medalha especial, que nesta edição traz a imagem da ponte Hercílio Luz gravada.
Classificação
Para ver a classificação completa dos vencedores nas categorias Geral Militar e Geral Civil, acesse o site oficial da prova: