PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (428 palavras)

Curitibanos: Semana de treinamento intenso com cães de resgate

 

 

Durante toda a semana, vinte cinotécnicos de corporações de segurança e de Bombeiros Militares de cinco estados brasileiros estão reunidos na sede do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, em Curitibanos,  para um intenso treinamento de busca de restos mortais, que consiste na localização de cadáveres humanos ou partes em decomposição. O evento tem por objetivo a revisão das técnicas de treinamento e formação dos cães para esse tipo específico de buscas.

 

 

 

Segundo o Capitão Michels, Cinotécnico do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina,  esta é uma oportunidade excelente para o treinamento dos cães que somente estão condicionados à localização de pessoas com vida.  "No meu caso, por exemplo, como cinotécnico e condutor do cão Chewbacca, eu comecei com as técnicas mais básicas do treinamento, mas meu cão ainda não entrou em contato com as amostras de odor, característico de material humano inerte. Com esse treinamento nós poderemos avançar na formação do Chewbacca e evitar algum procedimento incorreto," explicou.

 

 

 

Para o Tenente Mendes, do Corpo de Bombeiros da Paraíba, as técnicas repassadas no curso serão importantes para a atualização dos métodos utilizados em seu estado. A expectativa é que os novos conhecimentos ajudem a trazer soluções mais rápidas para esse tipo de ocorrência, tão comum na região.

 

 

Um dos instrutores do treinamento, o Cabo BM Fumagalli do CBMSC, diz que as atividades de busca com cães na especialidade de restos mortais cresceu de forma significativa nos últimos anos. "O CBMSC, preocupado com essa demanda, busca especializar suas equipes para aumentar a qualidade técnica do serviço".

 

 

 

Única mulher e Policial Civil participando do curso,  a agente Naiana, da Polícia Civil do Paraná diz que sempre teve admiração pelo trabalho com cães. "Hoje trabalho no SICRIDE (Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas) onde frequentemente contamos com o apoio da equipe do Canil dos bombeiros. O curso é uma oportunidade para adquirir conhecimento e saber como agir nas ocorrências em parceria com os bombeiros e quem sabe em um futuro próximo, criarmos o Canil de busca de pessoas na PC/PR, que hoje só conta com cães de detecção de drogas".

 

 

 

A troca de experiências entre os participantes é fundamental para a qualidade do curso e manutenção das atividades de busca e resgate com uso de cães entre as instituições. A intensão do CBMSC é disseminar ao máximo as experiências de sucesso entre o setor e  crescer ainda mais compartilhando o conhecimento trazido pelos participantes.

 

 

Créditos: Informações e fotos: Tenente Michels- Cinotécnico do CBMSC

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193