PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (394 palavras)

CURSO DE BUSCA TERRESTRE É REALIZADO EM CURITIBANOS

Entre os dias 10 e 21, aconteceu no 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), em Curitibanos, o Curso de Busca Terrestre (CBTR). Essa edição contou com a presença de alunos externos ao CBMSC, quais sejam: dois representantes do Exército Brasileiro, um da Polícia Militar de Santa Catarina - BOPE e quatro de Corpos de Bombeiros Militar de outros estados, sendo dois do Mato Grosso do Sul, um da Paraíba e um do Ceará. 



O CBTR tem duração de duas semanas, com carga horária de 90 horas em regime integral, contemplando as disciplinas de logística, fundamentos e fases de operações de busca terrestre, navegação com carta, bússola, GPS e tecnologias para execução e planejamento.



Os primeiros quatro dias de curso contém carga teórica e os demais dias são destinados a práticas no terreno e aplicação em operações de busca terrestre. O curso ainda conta com instruções nas áreas de cinotecnia, drone, rastreamento e permanência e subsistência em ambiente rural.  

O CBTR do CBMSC atrai interesse de militares de outras instituições por abranger exclusivamente atividades voltadas à busca terrestre, focando na logística e no planejamento em operações desta natureza. Na formatura de brevetação do curso, esteve presente o comandante regional da 2ª RBM, coronel Paulo Diniz Arruda Nunes e do comandante do 2ºBBM, tenente-coronel Marco Antônio Eidt, ao qual foi entregue a flâmula símbolo do CBTR.



Por fim, o 3º sargento do Exército Brasileiro, Raul dos Santos Figueiredo, recebeu uma homenagem por ter se destacado durante o curso. Para realizar a análise do aluno destaque, os instrutores consideraram alguns atributos, dentre eles:

- Apresentação do Apronto Operacional;

- Provas individuais de teoria geral e planejamento de Busca Terrestre;

- Provas em equipe de Operações em Busca Terrestre;

- Desempenho individual dos atributos afetivos em Operações de Busca Terrestre.



Acesse o vídeo com mais imagens do curso aqui.


Créditos:
Texto: cabo Thales Felippe Fernandes da Silva
Imagens: Coordenadoria de Busca Terrestre
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193