CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS É CONCLUÍDO COM SOLENIDADE NA CAPITAL

Em uma cerimônia repleta de emoção, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), formou na tarde de hoje, 13, os novos 3º sargentos da corporação, que após quase cinco meses concluem esta etapa do Curso de Formação de Sargentos (CFS), instruções que conversam e fortalecem a identidade do bombeiro militar.

Foram 12 disciplinas, além do estágio operacional, totalizando 620 horas-aula, entre os dias 27 de fevereiro e 14 de julho. Este curso possibilita a ascensão profissional e ainda a atualização das rotinas operacionais e administrativas.

A solenidade ocorreu no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), a casa de formação da corporação, com a presença do Comandante-Geral, coronel Fabiano de Souza, entre outras autoridades, que prestigiaram o evento.

Primeiro colocado do CFS 2023

Enaltecer o primeiro colocado do curso, após uma longa jornada de estudos, faz parte das tradições do CBMSC, nesta edição do CFS, o sargento Willian Valdeley Marques foi o primeiro lugar, com média de 9,985.

O sargento Valdeley recebeu a entrega da medalha "Cabo José Luiz de Andrade", concedida pelo Governador do Estado, destinada a condecorar o bombeiro militar que obtiver a primeira colocação no Curso de Formação de Sargentos, com média superior a nove. Além dos prêmios: Mérito Intelectual do CBMSC; Tribunal de Justiça de Santa Catarina e o da Associação dos Militares Estaduais de Santa Catarina.

Premiações por mérito intelectual

O sargento Renan Zanardo obteve o melhor desempenho no conjunto de disciplinas na área de ciências humanas e sociais do CFS, por conta disso, recebeu o prêmio Mérito Intelectual Assembléia Legislativa. E ainda teve o melhor desempenho no conjunto de disciplinas na área de direitos humanos, recebendo o prêmio Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

Homenagem ao nome de turma

Todas as turmas escolhem o nome de um profissional que os inspira para homenagear. A turma do CFS 2023 escolheu o 3º sargento Nilson Veneri Dalbosco, que ingressou na corporação no ano de 2009. Desde a formação o militar atua no 13º Batalhão de Bombeiros Militar, hoje é chefe de socorro do quartel de São João Batista. No currículo carrega 30 cursos, incluindo um internacional de Resgate Urbano, realizado no Chile.

É membro da Força-Tarefa desde a criação destas equipes em 2011 e ainda atua como instrutor nas mais diversas áreas, inclusive ministrando cursos para a Força Nacional. Em 2019, quando se preparava para apoiar o CBMSC na atuação em Brumadinho (MG) foi surpreendido por um diagnóstico de câncer de pele invasivo, passou por cirurgia e hoje, recuperado, segue atuando na corporação. Inclusive, o 3º sargento Dalbosco é um dos formandos desta turma.

Homenagem ao Veterano

O 1º sargento Nery Rosalino das Neves foi homenageado pela turma do CFS 2023. Ingressou em 1957, nesta época o CBMSC era pertencente à Polícia Militar. No decorrer da carreira o sargento Das Neves foi lotado no quartel central, em que atuou como motorista e combatente na atividade operacional.

Além do orgulho em ser bombeiro, o sargento Das Neves possui dois netos bombeiros militares, um deles o 3º sargento Neves, que se formou nesta solenidade. Os dois netos se inspiraram no exemplo do avô para seguir a carreira de bombeiro.

Paraninfo

A cabo Mariana Gabriella Sdrigotti foi homenageada como paraninfa da turma. No CBMSC desde 2014 e formada em psicologia, atualmente atua na Diretoria de Saúde e Promoção Social da Polícia Militar de Santa Catarina. Realizou pela corporação diversos atendimentos com suporte psicológico, acolhimento emocional, mediação de conflitos, entre outros. Além disso, é professora da disciplina de Saúde Mental e Gestão de Situação de Crises para o CFS.

Formaram-se nesta sexta-feira os seguintes sargentos:

Uitajuci Dias da Costa

Daliane da Rosa Daleaste

Ramon Maffioletti Tonelli

Junior Draszevski

Para encerrar a cerimônia o grupamento desfilou em continência ao Comandante-Geral e na sequência houve o batismo dos formandos.

Acesse mais fotos da solenidade aqui (CCS CBMSC) e aqui (Secom/SC)

Texto: Melina Cauduro -  jornalista do CBMSC
Imagens: soldado Murilo Damian Medeiros e Ricardo Trida - Secom/SC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.