Bombeiros de 11 batalhões participaram do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídios, voltado à saúde mental e à prevenção
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) formou 25 bombeiros de 11 batalhões do estado no Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídios (CATTS), realizado no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis. A capacitação foi dividida em partes teóricas e práticas e ministrada integralmente por bombeiros militares do CBMSC, sendo este o primeiro curso realizado pela corporação.
O CATTS tem como objetivo realizar um atendimento mais humanizado, por meio de ferramentas de abordagem e dissuasão, nas ocorrências que envolvem pessoas tentantes em situação de risco. Os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre saúde mental, prevenção ao suicídio e posvenção dos pacientes nos atendimentos.
Durante as simulações, os bombeiros realizaram abordagens com atores, que eram os próprios instrutores, os quais se passavam por vítimas de tentativas de suicídio. As ações foram avaliadas pelos instrutores, a fim de identificar pontos fortes e áreas de melhoria.
Em 2024, 28 bombeiros participaram do primeiro CATTS realizado no estado, que foi ministrado, à época, pelo tenente-coronel Diógenes Munhoz, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, e sua equipe, reconhecida como referência e pioneira na área, em razão da vasta experiência em ocorrências com abordagem humanizada em tentativas de suicídio.
Nesta primeira edição realizada pelo CBMSC, 11 bombeiros atuaram como instrutores. "Agora contamos com mais de 50 bombeiros em todo o estado com esse certificado, em um curso tão importante para a nossa profissão. Buscamos sempre atuar com a melhor técnica e, acima de tudo, de maneira humanizada com a nossa vítima. Por isso, estamos nos aprofundando em temas como este", ressaltou o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do CBMSC.