PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (528 palavras)

DESASTRES NATURAIS: CBMSC REFORÇA CONDUTAS DE ATENDIMENTO, COM TREINAMENTO DE RESPOSTA, DURANTE SIMULADO INTEGRADO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Nesta semana o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participou do 7º Simulado Integrado de Ajuda Humanitária, promovido pelo Exército Brasileiro, com a participação de diversos órgãos estaduais e municipais ligados ao tema. Os exercícios operacionais ocorreram nas cidades de Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas. 



O objetivo desta simulação é preparar as agências para trabalharem em conjunto durante uma situação extrema, trabalhando com uma atuação rápida e eficaz. A experiência neste tipo de exercício é de extrema importância para a corporação, pois possibilita que as técnicas sejam treinadas, além de revisar protocolos de atendimento e trazer segurança aos bombeiros militares para atuações reais. 



Participação do CBMSC

A função do CBMSC em eventos extremos é atuar na pronta resposta ao acontecimento, portanto desde o início há o controle da situação junto com a Defesa Civil, seguindo com o atendimento na cena da ocorrência - geralmente empregando as equipes especializadas da corporação e após com a atuação da Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH).

Durante os dois dias de exercícios, os militares simularam a atuação conjunta no Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) com as decisões a serem tomadas, o Sistema de Comando em Operações (SCO), bem como na área operacional. 



Atuação no primeiro dia

A equipe de Força-Tarefa (FT) do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em São José, treinou os resgates em águas rápidas, foram três ocorrências desta natureza, que exigiram força física dos integrantes, além de estratégia e agilidade. Em uma das ocorrências houve a necessidade de deslocamento da vítima por trilha. 



Ao final do primeiro dia houve a simulação de uma ocorrência envolvendo produtos perigosos, na qual a equipe do quartel de Santo Amaro da Imperatriz atuou.



Atuação no segundo dia

Deslizamento de terra foi o tema do exercício do segundo dia, que em apenas uma ocorrência envolveu mais de oito horas de trabalho dos bombeiros militares integrantes da FT 01, do 1º BBM, com sede em Florianópolis e do binômio (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) sargento Willian Valdeley e Marley, do CBMSC em Governador Celso Ramos. 



Foi empregado o cão, além da técnica de desmanche hidráulico e ainda escavação com a utilização de maquinário.

Ao final do segundo dia, também foi simulada uma coletiva de imprensa, em que os representantes das instituições não saberiam as perguntas realizadas pelos presentes, para que também fosse treinada a habilidade de conversar com jornalistas sobre os mais diversos questionamentos e assuntos. 


Acesse mais imagens do simulado aqui.


Créditos:
Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: Ricardo Wolffenbuttel/Secom e soldado Gustavo Keller/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193