PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (514 palavras)

DESENCARCERAMENTO É REALIZADO POR EQUIPE DO CBMSC APÓS GRAVE COLISÃO NA BR-282

A equipe de plantão do caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-37), do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em São José, foi acionada para atender a uma ocorrência de colisão frontal entre um carro e uma carreta no Km 70 da BR-282, em Rancho Queimado. 

Ao chegar no local, foi confirmada a natureza da ocorrência e constatada a gravidade da mesma. O veículo de passeio, que tinha 03 ocupantes, estava fortemente danificado. O condutor estava consciente, mas encarcerado pelo painel do veículo, apresentando fratura distal de tíbia e fíbula e ferimento lacerante no membro inferior direito, além de ferimento corte contuso na face. A passageira da frente também estava encarcerada, apresentando fratura exposta no membro superior direito, fratura distal de úmero, suspeita de fratura de pelve, e fratura fechada em membro inferior direito de fêmur e tíbia e fíbula. O passageiro do banco traseiro, um adolescente de 13 anos, estava inconsciente, com ferimento corte contuso na face e sinais de hemorragia interna, em encarceramento mecânico.



Desencarceramento:

Devido à gravidade das lesões e o estado instável do paciente, o primeiro a ser retirado do veículo foi o adolescente. Foi realizada a abertura da porta traseira e uma extração rápida em 90º, sendo repassado para a equipe da Unidade de Saúde Avançada (USA 04) o SAMU.

O segundo paciente a ser desencarcerado foi a passageira da frente. Para isso, foram removidas ambas as portas do lado direito, realizados cortes de alívio na coluna A e expandido o painel com o auxílio do alargador. Após o desencarceramento, foi realizada a extração através da grande porta em ângulo de 30º, sendo repassado, também, para a equipe do SAMU (BRAVO 08).

O último a ser desencarcerado foi o condutor. Foram removidas ambas as portas do lado esquerdo, feita a expansão do painel para a liberação dos membros inferiores. Após isso, foi realizada a liberação de espaço pelo porta-malas, com o remanejamento de bancos e a extração em ângulo zero. 



O adolescente foi conduzido à unidade hospitalar em estado grave. A feminina, instável, foi conduzida pela BRAVO 08, e o condutor, também instável, foi conduzido pelo ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU 500) do CBMSC. Todos os pacientes foram avaliados pela equipe médica da USA 04.

O homem, ocupante da carreta, estava consciente e orientado, apresentando ferimento de corte contuso no pé esquerdo, e permaneceu no local da ocorrência após o atendimento. A atuação rápida e precisa da equipe do CBMSC foi fundamental para o sucesso no desencarceramento e atendimento das vítimas.


Créditos:
Texto: estagiário Rafael Augusto Coelho da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Rancho Queimado
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193