PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (541 palavras)

Dia da Independência: desfile cívico militar é realizado em Florianópolis

 

CLIQUE AQUI para acessar todas as fotos. 

 

Na manhã deste 07 de Setembro, dia em que se comemora a proclamação Independência do Brasil, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina participou do desfile cívico militar na Passarela do Samba Nego Quirido, em Floranópolis.

 

Com a presença do Governador do Estado, Raimundo Colombo, do Comandante da 14ª Brigada de Infataria Motorizada, General de Brigada Richard Fernandez Nunes, do Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, além das demais autoridades militares e civis, a corporação participou do evento com 350 bombeiros militares. Sob o comando do Tenente Coronel BM César de Assumpção Nunes, representaram as mais diversas atividades desenvolvidas pela corporação: com destaque para a prevenção e combate à incêndios, busca e salvamento, salvamento aquático, resgate veicular, atendimento pré-hospitalar, perícia de incêndios, emergência com produtos perigosos e resposta a desastres, incluindo a ajuda humanitária após eventos de grande vulto e maior impacto às comunidades.

 

O grupamento em marcha, com homens e mulheres da corporação, e outro motorizado, demonstrou a tecnologia empregada em busca da segurança da sociedade. Participaram Bombeiros Militares das unidades operacionais da Grande Florianópolis: 1°Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Florianópolis e do 10°Batalhão de Bombeiros Militar em São José, Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) com a Academia do Bombeiro Militar e a Escola de Formação de Aperfeiçoamento de Praças e Batalhão de Operações Aéreas. Os Guarda-Vidas Civis e Bombeiros Comunitários dos quartéis sediados na região complementaram o efetivo.

 

O grupamento à pé é composto pelo Estado-Maior, pela guarda de honra das bandeiras e do estandarte da Corporação, pelo porta símbolo do CBMSC, seguido do Centro de Ensino Bombeiro Militar, que desfila com os cadetes da Academia de Bombeiros Militar com seu tradicional uniforme histórico e a EFAP com seus alunos dos Cursos de Formação de Cabos e Sargentos trajando o uniforme operacional e o equipamento de proteção contra incêndio.

 

Grupamento Motorizado

O grupamento motorizado contou com 16 viaturas, com diversos veículos especializados: viaturas de combate à incêndio e resgate, viaturas de atendimento pré-hospitalar, embarcações leves, motonáuticas para salvamentos aquáticos, quadriciclos, a autoescada mecânica e as aeronaves Arcanjo-02 e Arcanjo-03 (avião e helicóptero).

 

Com alcance de 39 metros, a Autoescada Mecânica da marca Metz foi montada sobre um chassi Mercedes Benz. Entre os equipamentos que possui, destaque para a cesta de salvamento controlada por joystick e a bomba de incêndio com vazão de 1500 galões por minuto.

 

A aeronave designada Arcanjo-03 (helicóptero), que neste momento sobrevoa a passarela “Nego Quirido”, tornou-se realidade em razão de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do SAMU. Ela é tripulada por equipes mistas, que contemplam pilotos, médicos, enfermeiros e tripulantes operacionais resgatistas de ambas as instituições.

 

Já o Arcanjo-02 (avião), atua no transporte de vítimas, especialmente nas ocorrências entre hospitais remotos (que dispõe de poucos recursos) até os hospitais de referência. Destaca-se também no apoio ao transporte de órgãos para transplante, no monitoramento e proteção ambiental, apoio aos Órgãos de Segurança Pública, Justiça, Defesa Civil, e a Força Tarefa do CBMSC, com o trasporte de equipes especializadas.

 

Créditos: CCS do Comando-Geral / Soldado BM Maria Gabriela / Imagens: Soldado BM Tiago Moritz e Soldado BM Felipe Rosa

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193