PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (372 palavras)

DIA DO MOTOCICLISTA: PROTEÇÃO E ATENÇÃO SÃO ESSENCIAIS, APONTA CBMSC

Neste dia 27 de julho é comemorado o dia do motociclista e é pensando nos condutores que estão todos os dias no trânsito que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) aponta itens essenciais para a segurança.



De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), só em 2022 ocorreram 1.415 mortes no trânsito, sendo que 462 eram de motociclistas, o que representa mais de 30% do total.


Atenção

Para evitar surpresas é preciso que o motociclista tenha atenção aos movimentos, de veículos e de pedestres. Ter boa visibilidade, não utilizar celular e fones de ouvido são imprescindíveis para evitar distrações.

Os cruzamentos são grandes pontos de acidentes, portanto mantenha-se esperto, reduza a velocidade e se atente a sinalização.

Mantenha-se a uma distância adequada entre a moto e outros veículos, evitando corredores. Jamais pilote em ziguezague e nunca se posicione em pontos cegos, mantenha-se sempre visível. Outra dica valiosa é jamais ultrapassar pela direita e apenas ultrapasse em locais permitidos.

Redobre os cuidados em dias de chuva!



Acessórios de proteção

- O capacete é fundamental, deve ser usado preso ao queixo, bem ajustado e a viseira precisa ficar abaixada. Os capacetes devem estar dentro da validade e ter o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia);

- luvas próprias para proteger as mãos;

- jaqueta;

- cotoveleira;

- joelheira;

- botas;

- roupas refletivas para momentos de visibilidade baixa.


Conheça a sua moto

Cada modelo de moto possui particularidades, velocidades e pesos diferentes. Portanto, conhecer o equipamento garante um manuseio melhor.

Isso também quer dizer que manter a revisão em dia é fundamental para a segurança, como: calibragem dos pneus, corrente, sistema elétrico, freios e combustível. 


Créditos:
Texto: Melina Cauduro e Cristina Schulze - assessoria de imprensa do CBMSC
Imagens: soldado Eduardo de Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193