PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (324 palavras)

CBMSC trabalha mais de 10 horas para resgate de vítima de soterramento em Canoinhas


Bombeiros Militares e Comunitários de Canoinhas, Três Barras, Major Vieira, com suporte do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) trabalharam por mais de 10 horas para o resgate de um homem de 45 anos, totalmente soterrado em uma vala de 3,5 metros de profundidade, na tarde de ontem, 24, na cidade de Canoinhas.
“O chamado foi por volta das 15h30min, logo após ter acontecido o acidente e nós chegamos rapidamente ao local”, explicou o Capitão BM Clemente Michels, respondendo pelo Comando do 9º Batalhão Bombeiro Militar, com sede em Canoinhas.

 

25.07 Resgate

 


O homem realizava o serviço de colocação de tubos, quando o barranco próximo ao local desmoronou soterrando-o completamente. Ao chegar ao local, a equipe imediatamente realizou a comunicação com a vítima, calculando a localização, iniciando a retirada de terra e demais materiais, utilizando máquinas, escoras, tapumes, além do revezamento de diversas equipes de bombeiros, retirando então 1,5 metro de escombros que estavam sobre a cabeça do trabalhador.


Assim que desobstruíram a face, além da oxigenoterapia, a vítima foi acalmada e o trabalho de retirada continuado. As pedras e a terra que estavam ao redor do corpo foram removidas e por volta das 00h30, após a aplicação de diversas estratégias para contenção de terra mole com pedras foi possível chegar aos membros inferiores que estavam prendendo o homem. A vítima foi resgatada consciente e orientada, após quase 10 horas de trabalho.

 

25.07 Resgate2

 

“Este tipo de ocorrência realmente demora, pois deve ser trabalhada com estratégia e cuidado, para que a vítima saia sem sequelas, é necessário cavar sem pressa. Do solo até a cabeça da vítima eram 2,63 metros e para realizar a retirada nós cavamos mais de 3,5 metros do nível do solo. Com precisão foi possível retirá-lo sem ferimentos graves”, conta o Capitão.

 

Créditos: 
Texto: Melina Cauduro - Jornalista. Fotos: Divulgação CBMSC.
Assessoria de Imprensa CBMSC
(48) 9 8843-4427

Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193