PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (426 palavras)

EFETIVO DO BATALHÃO DE XANXERÊ REALIZA TREINAMENTO OPERACIONAL EM SISTEMA DE COMANDO DE OPERAÇÕES E GERENCIAMENTO DE OCORRÊNCIAS DE VULTO

Nos dias 14 e 15, realizou-se o 2º Treinamento Operacional de Bombeiros Militares no município de São Lourenço do Oeste. Similar ao que se executou no mês de julho, cerca de 60 profissionais de toda a circunscrição do 14º Batalhão de Bombeiros Militar (14º BBM) participaram do exercício, em duas turmas. 



Na ocasião, realizaram-se dois simulados de evacuação nas escolas da rede municipal de ensino. Um no colégio Mundo Colorido e outro no colégio Santa Catarina. O intuito do simulado foi capacitar os bombeiros em gestão de ocorrências de grande vulto, envolvendo múltiplas ações de integração e inúmeras vítimas, bem como instigar os centros de educação a desenvolver um plano de emergência, de evacuação e de mitigação de pânico. 



Dessa forma, os simulados periódicos são ações presentes e comuns em escolas de diversos países, e no Brasil em grandes empresas que exijam a constituição de brigadas, a organização de comissões internas de prevenção de acidentes (CIPAS) e treinamentos, cujos protocolos abrangem áreas como incêndios, invasões, vazamentos de produtos perigosos, terremotos, enchentes e sinistros afins.  



Todo o simulado foi baseado em conceitos inerentes à defesa civil, gestão de riscos, eventos críticos e troca de experiências, no que diz respeito ao controle de ocorrências de vulto, principalmente pela responsabilidade que possuem em seus quartéis operacionais junto às comunidades, uma vez que existe certa distância entre as organizações bombeiro militar e um efetivo enxuto, o preparo para lidar com ocorrências que ultrapassem a lida costumeira do cotidiano é fundamental.


Ações desta natureza despertam uma cultura de prevenção nos locais abordados, e estimulam as habilidades de profissionais da corporação que podem, a qualquer momento de suas carreiras, se deparar com emergências que demandem capacidades não rotineiras de gestão. 


Créditos:
Texto: tenente Daniel Massarotte
Imagens: fotógrafo Jackson Mello
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193