PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (628 palavras)

EM FLORIANÓPOLIS, EQUIPE REALIZA CORTE DE ÁRVORE NA ILHA DO CAMPECHE

Na última segunda-feira, 18, uma equipe do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM) em Florianópolis, foi acionada via Central 193 para realizar corte de árvores na Ilha do Campeche. Por volta das 11h30, com apoio do bote responsável pela travessia, a equipe embarcou com a maior parte dos materiais necessários.  



No local foi confirmada a necessidade do serviço que tratava-se do corte de uma árvore do tipo tamanqueira, de grande porte, que havia caído sobre uma residência. A queda dessa árvore resultou no tombamento de uma segunda árvore, essa do tipo baguaçu, também sobre a residência.  



Devidamente paramentados, os bombeiros realizaram o corte emergencial das duas árvores, a fim de evitar maiores danos à propriedade e minimizar o risco para os que ali residem e circulam. O trabalho durou cerca de 3 horas.  



Corte de árvore

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) tem como missão proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente e por isso não mede esforços para que o cidadão catarinense esteja seguro em qualquer situação do seu cotidiano.

Neste sentido, a intervenção imediata do CBMSC acontece quando uma árvore apresenta risco para os cidadãos que transitam por aquele espaço público, para os patrimônios no entorno, bem como pode vir a obstruir vias públicas, leitos de rios e/ou córregos ou mesmo atingir as linhas de transmissão de energia elétrica e telefônicas. "É importante ressaltar que toda atuação dos bombeiros é avaliada com muito critério e a intervenção imediata por parte das equipes só ocorre quando há um risco iminente de dano", afirma o presidente da Coordenadoria de Corte de Árvores, major Eduardo Silveira Peduzzi.

Em julho de 2023 houve a passagem de um ciclone extratropical por Santa Catarina que resultou em diversos acionamentos pelo estado relacionados a corte de árvores. "Em virtude deste fenômeno climático nossas equipes atenderam há mais de 150 acionamentos para corte de árvores que caíram, estavam obstruindo vias públicas e apresentando risco à população. Houve um caso, em especial, onde as equipes realizaram o corte e remoção de uma árvore de grande porte que caiu sobre uma residência em Herval D'Oeste pois, naturalmente, causou um dano patrimonial e apresentava risco para os moradores", ressalta o presidente.


Sinais de tendência de queda

Quando uma árvore apresenta uma mudança na sua posição natural de crescimento e/ou inclinação após um evento climático, pode ser sinal de fragilidade e tendência de queda.

Uma árvore que cresceu desde sempre inclinada, provavelmente apresenta um processo natural de busca de luz nesta mesma inclinação, porém se ela inclinou após fortes ventos, por exemplo, ou começou a apresentar raiz exposta, é importante que a situação seja avaliada. Outro ponto de atenção é quando uma árvore tem como base um tronco oco ou podre.

A prevenção é sempre o melhor caminho, por isso o cidadão que tiver dúvida sobre o risco de uma árvore que está em seu espaço privado, pode acionar o CBMSC pelo 193 para receber orientações e é indicado procurar também na prefeitura, orientações junto ao órgão ambiental do seu município.


Créditos:
Texto: Cristina Schulze - Assessora de imprensa do CBMSC, soldado Guilherme Barão Hulse e bombeiro comunitária Rita de Cassia Carreira da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193