PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (476 palavras)

EM FLORIANÓPOLIS, TURISTAS ARGENTINOS SÃO RESGATADOS EM TRILHA

Uma equipe do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM) em Florianópolis foi acionada na noite de quarta-feira, 21, para realizar o resgate de uma família de turistas argentinos que estava perdida em uma trilha próxima ao mar, no norte da Ilha. As informações iniciais foram recebidas pela Central de Operações da Polícia Militar (COPOM) e indicavam que um homem adulto estava machucado e uma mulher e duas crianças apresentavam sinais de desidratação e hipotermia. Devido às dificuldades em obter sinal de telefone, as informações eram limitadas à necessidade de resgate.

O GBS se uniu à equipe de plantão do 21º Batalhão de Polícia Militar (21ºBPM) para planejar este resgate. Durante este processo as vítimas conseguiram estabelecer contato via aplicativo de mensagem, fornecendo a localização exata de onde estavam e com isso foi possível iniciar o deslocamento. As coordenadas indicavam que eles estavam entre a praia dos Ingleses e do Santinho. 



Foram cerca de 2h em trilha, passando por caminhos de mata fechada, para que então fosse possível encontrar a família que aguardava o resgate sobre uma pedra no alto de um morro. O homem, de 29 anos, apresentava escoriações, as crianças de 2 e 8 anos estavam desidratadas e com sinais de hipotermia e a mulher, de 27 anos, estava assustada.

Foi prestado o atendimento inicial e imediato, avaliando as condições de saúde e providenciando aquecimento e hidratação para as crianças. Posteriormente a família foi conduzida até a praia dos Ingleses, onde foram deixados em local seguro. Apesar de terem sido oferecidos meios para levá-los ao hospital, os turistas optaram por retornar a residência em Canasvieiras por meios próprios. 



Essa é mais uma ocorrência que destaca a importância de ter preparo para realizar trilhas, especialmente em locais de difícil acesso, ter conhecimento do local, programar o retorno para antes do anoitecer e, redobrar os cuidados quando for realizar essa atividade de lazer na companhia de crianças.  


Créditos:
Texto: soldado Guilherme Barão Hulse e bombeiro comunitária Rita de Cassia Carreira da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193